Diante do aumento de casos de dengue e chikungunya, o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), anunciou nesta segunda-feira (24) que solicitará à Secretaria Estadual de Saúde o envio do carro fumacê para intensificar o combate ao mosquito Aedes aegypti.
A declaração foi dada em vídeo publicado nas redes sociais, ao lado da secretária municipal de Saúde, Lúcia Helena Barboza, em frente a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
O prefeito também destacou que a capital está ampliando a capacidade de atendimento nas UPAs e reforçando o fornecimento de medicamentos para os pacientes infectados.
Números das doenças em Cuiabá
O Painel de Monitoramento das Arboviroses do Ministério da Saúde mostra que a capital já registrou 810 casos prováveis de dengue em 2025, com uma morte sob investigação.
Já no que se refere à chikungunya, os números são mais alarmantes. São 2.433 casos prováveis, com 8 mortes confirmadas pela doença e outras 9 sob investigação.
Falta de colaboração da população preocupa
No vídeo publicado em suas redes sociais, Abilio enfatizou a dificuldade que os agentes de endemia enfrentam ao tentar fiscalizar os imóveis da cidade. Segundo ele, muitas pessoas impedem a entrada dos agentes, dificultando a eliminação dos criadouros do mosquito.
“A maioria das vezes que os nossos agentes de endemia vão até a casa das pessoas, elas não deixam entrar. Além disso, há inúmeros terrenos baldios aqui no município que não são limpos e se tornam focos do mosquito da dengue e da chikungunya”, afirmou o prefeito.
O chefe do Executivo municipal ressaltou que, embora a prefeitura esteja reforçando o atendimento médico, o controle da doença depende também da colaboração da população.
Veja vídeo:
Fonte: primeirapagina