O prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), publicou um vídeo em suas redes sociais nesta quarta-feira (26) denunciando falhas na gestão da distribuição de medicamentos no município.
Durante uma visita a um depósito da Secretaria Municipal de Saúde, junto a sua esposa e vereadora, Samantha Iris, ele mostrou caixas de remédios prestes a vencer em dois meses, totalizando cerca de 1 milhão de comprimidos. Veja o vídeo:
Ver essa foto no Instagram
Segundo o gestor, nos últimos três meses, apenas 300 mil unidades foram distribuídas — uma média de 100 mil por mês. No entanto, com o estoque atual e o prazo de validade se aproximando, há risco de desperdício.
“Temos 1 milhão de comprimidos e apenas dois meses antes do vencimento. Mesmo correndo para distribuir e tentando fazer permutas, ainda não conseguimos escoar todo o estoque”, explicou.
Abílio Brunini atribuiu o problema à falta de planejamento. “Não houve uma organização adequada para atender a demanda. Agora, estamos em uma corrida contra o tempo”, afirmou.
Ele determinou que todas as unidades de saúde recebam uma lista dos medicamentos disponíveis e cobrou maior eficiência na gestão: “Quero um planejamento eficiente na dispensação desses remédios”.
O prefeito ainda emitiu um alerta aos responsáveis: “Se descobrir que continuamos perdendo medicamentos por falta de planejamento, o problema será grave. Aí, o pau vai quebrar”, finalizou.
Fonte: primeirapagina