Competições estarão reunido mais de 200 atletas deficiências física, visual e intelectual de vários municípios do Estado
A prefeita Flávia Moretti e o vice-prefeito, Tião da Zaeli – ambos de PL – participaram da abertura oficial da edição mato-grossense dos Jogos Paralímpicos e Paradesportivos no Ginásio Poliesportivo do Fiotão. O evento – uma realização da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel/MT), em parceria com a Prefeitura de Várzea Grande – reúne mais de 200 atletas com deficiências física, visual e intelectual de vários municípios do Estado.
Em sua fala, a prefeita Flávia destacou a importância do evento esportivo pela participação das delegações dos 15 municípios inscritos nas competições, reforçando o compromisso da gestão municipal com o eixo: esporte, inclusão, lazer e educação. “Nossa gestão está com um olhar diferenciado e o compromisso de promover políticas públicas para Várzea Grande focadas na inclusão a fim de transformar a vida de pessoas que precisam desse atendimento no Município” disse.
A prefeita anunciou também que a gestão está implantando o Centro Integrado de Atendimento aos Autistas e aos Neurodivergentes (Ciaan) de Várzea Grande, com o objetivo de estender o atendimento e auxiliar nos processos de laudos aos portadores de deficiência do Município, assim como revelou a elaboração de um projeto para ampliar as instalações do Centro Municipal de Atendimento e Apoio à Inclusão (CMAEAPI) ‘João Ribeiro Filho’.
Moretti lembrou que o Centro Municipal é referência em Mato Grosso com atividades para crianças laudadas com autismo, síndrome de Down, deficiência física, visual, auditiva, deficiência intelectual e outros transtornos de hiperatividade (TDH), transtorno de leitura e escrita (Dislexia) e transtorno de aprendizagem.
O secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, David Moura, disse que a escolha de Várzea Grande para ser sede dos Jogos Paralímpicos e Paradesportivos Mato-Grossenses foi uma decisão acertada pelo governo do estado, destacando o Município como referência no esporte paralímpico no estado. “A realização desses jogos nos dá a certeza que temos acertado. Não estamos só transformando a vida dessas pessoas, mas inspirando todos os familiares e a comunidade ao redor, para que possamos reclamar menos, agradecer mais e fazer o possível com o que nós temos” declarou.
Além da prefeita Flávia Moretti e do vice, Tião da Zaeli, o evento contou com a participação do presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Otair Rondon Filho, do Coordenador do Centro de Referência Paralímpico de Várzea Grande, Altemir Trapp, da Assessora de Políticas Públicas para a Inclusão de Várzea Grande, Priscila Lima, do secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Cleiton Santana, da Superintendente de Promoção e Articulação de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, Tais Augusta de Paula e do vereador Charles Quadro.
OS JOGOS – Na categoria escolar, a competição nos Jogos Paralímpicos e Paradesportivos Mato-Grossenses é destinada a estudantes de 11 a 17 anos, e na categoria adulta, aos atletas a partir de 18 anos. As modalidades em disputa são atletismo, bocha, badminton, judô, jiu-jitsu, natação, goalball e tênis de mesa.
De terça-feira, 29 até a quarta-feira 30, os atletas passaram pela classificação funcional feita por representantes do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). A medida visou agrupar atletas de acordo com a classe de suas deficiências, permitindo a competitividade em condição de igualdade.
As delegações participantes são as dos municípios de Alta Floresta, Alto Garças, Araputanga, Barra do Garças, Cáceres, Campo Verde, Canarana, Cuiabá, Gaúcha do Norte, Lucas do Rio Verde, Paranatinga, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sinop, Sorriso e Várzea Grande.
As competições ocorrem na quinta-feira 31 e na sexta-feira, 1º de agosto, em diferentes espaços esportivos de Cuiabá e Várzea Grande.
Confira as datas e os locais de competição por modalidade:
Atletismo
Quinta-feira (31.7), das 8h às 12h e das 16h às 19h
Sexta-feira (1.8), das 8h às 12h
No Centro Olímpico de Treinamento (COT) da UFMT, Cuiabá
Badminton
Sexta-feira (1.8), das 8h às 12h, e das 14h às 18h
No Fiotão, Várzea Grande
Horário: 8h até 12h
Bocha
Sexta-feira (1.8), das 8h às 12h, e das 14h às 18h
No Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), Várzea Grande
Goalball
Quinta-feira (31.7), das 14h às 20h
Sexta-feira (1.8), das 14h às 18h
No Ginásio Aecim Tocantins, Cuiabá
Judô e Jiu-jitsu
Quinta-feira (31.7), das 14h às 18h
No Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), Várzea Grande
Natação
Quinta-feira (31.7), das 8h às 12h e das 16h às 18h
No Parque aquático da UFMT, Cuiabá
Tênis de Mesa
Quinta-feira (31.7), das 8h às 12h
No Ginásio Fiotão, Várzea Grande