A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), afirmou em entrevista ao que a crise de abastecimento de água no município só será resolvida com a concessão privada do Departamento de Água e Esgoto (DAE).
Durante a conversa, ela detalhou medidas que já estão em andamento e explicou os próximos passos para a privatização. Segundo a prefeita, a falta de reservatórios no município impede o fornecimento simultâneo de água a diferentes bairros, o que obriga a realização de manobras de distribuição.
“O problema de água também nós vamos resolver muito com a concessão privada, efetivamente, que não é agora. A FIP está fazendo as visitações nas unidades do DAE, levantando todos os números do departamento de água para fazer o diagnóstico. Até o final de agosto, começo de setembro, eles devem entregar o plano de saneamento, que será submetido à Câmara Municipal”, disse.
O processo, segundo a prefeita, envolve diagnóstico, plano de saneamento, audiências públicas e modulagem contratual, antes da efetiva concessão à empresa privada. “A água vai se resolver definitivamente, mas a empresa terá um tempo para implantar a concessão”, explicou.
Flávia também destacou medidas emergenciais adotadas pelo DAE, como atendimento a reclamações via 0800, vistorias em domicílios e fornecimento de caminhões-pipa, muitas vezes no mesmo dia da solicitação. Além disso, estão em andamento obras de infraestrutura para ampliação da distribuição e construção de reservatórios, com recursos do governo do estado.
Segundo a prefeita, essas ações visam atender casos pontuais de falta de água e preparar a cidade para a futura concessão privada do serviço.
Fonte: Olhar Direto