O Ethereum foi criado em 2015 pelo programador Vitalik Buterin, com o objetivo de fornecer uma plataforma para aplicações descentralizadas e colaborativas.
Ether, popularmente chamado de Ethereum, é a segunda maior criptomoeda em valor de mercado, sendo uma das moedas digitais mais reconhecidas entre mineradores e entusiastas de blockchain.
Ethereum é uma plataforma de blockchain de código aberto que funciona com sua criptomoeda nativa, chamada ether ou ETH. Apesar de os nomes serem usados de forma intercambiável, eles representam conceitos diferentes.
O Ether é um token usado especificamente na blockchain Ethereum para efetuar pagamentos de transações. Ele alimenta praticamente todas as operações da rede e pode ser usado por qualquer pessoa para criar e executar contratos inteligentes, programas de software que funcionam de forma autônoma sem intervenção humana.
Segundo dados do portal Binance, atualmente existem 533,94 bilhões de unidades de Ethereum em circulação.
O preço do Ethereum hoje é de US$ 4.423,47 por unidade.
Relacionamos: Criptomoedas: Qual é o preço do Bitcoin em 26 de agosto?
Isso representa uma queda de -3,56% nas últimas 24 horas, além de uma variação de 0,3% na última hora.
O Ethereum segue como a segunda criptomoeda mais relevante do mercado digital, com seu preço histórico máximo registrado em US$ 4.953,73 por unidade.
Ethereum 2.0: Pontos Principais
Após vários atrasos e receios de que não aconteceria, o Ethereum finalmente realizou sua tão aguardada atualização para a versão 2.0 em 15 de setembro de 2022, prometendo otimizar a experiência dos usuários.
“The Merge” é uma mudança na forma como o Ethereum processa transações e cria novos tokens Ether.
Essa atualização combina o blockchain Ethereum com uma nova blockchain baseada em prova de participação, o que reduz o consumo de energia em 99,9%, tornando o Ethereum mais ecológico e as transações mais econômicas.
Especialistas afirmam que a fusão pode dar ao Ethereum vantagem sobre o Bitcoin, ampliando seu uso no mercado.
No modelo de Prova de Participação, os detentores de Ether podem fazer stake de suas criptomoedas para validar novos blocos, recebendo como recompensa novos tokens além dos apostados.
Fonte: cenariomt