O preço da Royal Enfield Scram 411 foi divulgado antes da hora no Brasil. Por alguns momentos, a página respectiva sobre a moto no site da empresa ficou no ar revelando o preço do modelo e também a ficha técnica, como já tinhamos mostrado aqui no MOTOO. O modelo vai partir de R$ 22.490, sem frete incluso, de acordo com o próprio site da montadora.
Segundo apuramos, a página da Scram 411 já foi retirada no ar, mas conseguimos fazer alguns prints antes de isso acontecer. Além do valor, constamos que o modelo será oferecido em sete cores. O primeiro a publicar essas informações foi nosso colega Bill Motoka (veja detalhes no vídeo).
Opções de cores da Scram 411 no Brasil:
O que muda em relação à Himalayan?
A Scram 411 utiliza a mesma base da conhecida Himalayan, mas com certas diferenças. Em 2022, o MOTOO foi até a Expomoto, em Portugal, para mostrar as diferenças da Scram 411 e a Himalayan, modelo da qual utiliza a mesma base. Veja detalhes no vídeo:
Esta reportagem foi originalmente publicada em www.motoo.com.br e não pode ser reproduzida por outras mídias sem autorização.
Visual de Scram e Himalayan
Não é necessário muito empenho para notar as diferenças visuais entre Scram 411 e Himalayan. Apesar de muito em comum estar lá, a Himalayan possui ar bem mais aventureiro, enquanto a Scram 411 tem pegada mais scrambler ou até lembrando motos de competição flat tracker.
![Royal Enfield Scram 411 Royal Enfield Scram 411](https://media.diadeajudar.com.br/wp-content/uploads/2023/05/16010922/royal-enfield-scram-411-expomoto-9_12052022_49187_960_720-1.jpg)
Sem a bolha dianteira, o farol da Scram está posicionado mais baixo do que na Himalayan, e conta com carenagem de metal ao seu redor. O famoso “bico” das trail também não está lá, restando o para-lama rente à roda dianteira.
Ao lado do tanque, ao invés do protetor tubular há uma carenagem sobresaliente, que dá um toque despojado para a Scram. As alterações continuam com o assento, que no caso da nova moto é inteiriço, ao passo que na Himalayan há uma divisão entre os níveis. Na traseira, a Scram é mais curtinha, sem o bagageiro visto na Himalayan.
![Royal Enfield Scram 411 Royal Enfield Scram 411](https://media.diadeajudar.com.br/wp-content/uploads/2023/05/16010922/royal-enfield-scram-411-expomoto-5_12052022_49183_960_720-1.jpg)
Ergonomia e chassi
As rodas raiadas foram mantidas, mas na dianteira a Scram tem uma de 19 polegadas no lugar da aro 21, enquanto na traseira ambas contam com aro 17. O posicionamento do piloto na Scram é um pouco mais baixo. O guidão foi rebaixado, dando uma sensação de maior agilidade para as mudanças de direção, mas não ficou demasiadamente baixo, como pude comprovar no Expomoto.
![Painel Da Royal Enfield 411 Scram Painel da Royal Enfield 411 Scram](https://media.diadeajudar.com.br/wp-content/uploads/2023/05/16010921/royalenfield-scram411-5_15032022_48640_960_720-1.jpg)
Isso veio acompanhado de uma redução de 10 mm no garfo dianteiro, passando de 200 mm para 190 mm. Na traseira, por sua vez, foi mantido o curso de 180 mm. A altura do assento da Scram é 5 mm menor, enquanto a distância em relação ao solo está 20 mm mais baixa (saiba mais detalhes na ficha técnica ao final da reportagem).
O painel da Scram é menor e mais moderno, seguindo o modelo visto na Meteor 350. A Scram também utiliza o mesmo tanque de 15 litros da Himalayan.
Motor continua o mesmo
O motor segue o mesmo, com 411 cc, rendendo 24,3 cavalos a 6.500 e 32 Nm a 4.250 rpm. No Brasil, a Himalayan rende 24,5 cavalos de potência.
FICHA TÉCNICA |
Royal Enfield Scram 411 (BRASIL) |
PREÇO | A partir de R$ 22.490 |
MOTOR | 1 cilindro, 411 cc |
ALIMENTAÇÃO | Injeção eletrônica |
REFRIGERAÇÃO | A ar |
COMBUSTÍVEL | Gasolina |
POTÊNCIA | 24,3 cv a 6.500 rpm |
TORQUE | 32 Nm a 4.250 rpm |
CONSUMO | Não definido |
DIÂMETRO x CURSO | 78 mm x 86 mm |
CÂMBIO | Manual de 5 marchas |
COMPRIMENTO | 2.160 mm |
LARGURA | 840 mm |
ALTURA | 1.165 mm |
ENTRE-EIXOS | 1.455 mm |
DISTÂNCIA DO SOLO | 200 mm |
ALTURA DO ASSENTO | 795 mm |
CHASSI | Tubular de berço duplo |
PESO SEM COMBUSTÍVEL | 185 kg |
PESO EM ORDEM DE MARCHA | 194 kg |
TANQUE | 15 litros |
FREIOS | ABS |
FREIO DIANTEIRO | Disco de 300 mm |
FREIO TRASEIRO | Disco de 240 mm |
PNEU DIANTEIRO | 100/90 – 19 |
PNEU TRASEIRO | 120/90 – 17 |
SUSPENSÃO DIANTEIRA | Telescópica, 41 mm, de 190 mm de curso |
SUSPENSÃO TRASEIRA | Mono shock de 180 mm |
Fonte: motoo