Nesta quarta-feira, 12, o vai empossar na presidĂȘncia a ministra Maria Elizabeth Rocha, indicada Ă Corte pelo presidente Lula, em 2007. Entre 2014 e 2015, ela exerceu um mandato-tampĂŁo no comando do tribunal, em virtude da aposentadoria de um colega.
Primeira mulher a ser nomeada ministra do STM depois de 200 anos sĂł com homens na composição, Maria Elizabeth deve fazer um discurso sobre a âdesproporção de gĂȘneroâ nos espaços de poder, sobretudo no Poder JudiciĂĄrio e nas Forças Armadas.
Assumidamente âprogressistaâ, a ministra jĂĄ deixou claro que quer pessoas trans e portadores do transtorno do espectro autista em seu gabinete.
âPretendo nomear servidores privilegiando todos os critĂ©rios de alteridade e de identidade: de gĂȘnero, orientação sexual, raça e pessoas com transtorno do espectro autistaâ, disse, durante uma entrevista Ă CNN Brasil. âMinha ideia Ă© incluir e nĂŁo alijar seres humanos.â

Antes de ocupar o cargo de ministra, Maria Elizabeth atuou como procuradora federal e exerceu funçÔes nos TrĂȘs Poderes: assessorando ministros no Tribunal Superior Eleitoral, entre 1996 e 1999, trabalhou na CĂąmara dos Deputados, entre 1993 e 1996, e de novo em 2002, alĂ©m de integrar a Casa Civil entre 2003 e 2007.
Fonte: revistaoeste