Os portos brasileiros alcançaram, em julho, o maior volume mensal de cargas da história, com 124,7 milhões de toneladas transportadas. Desse total, 73% correspondem à navegação de longa distância, voltada à exportação e importação, e 20% à cabotagem, entre portos nacionais.
No acumulado de janeiro a julho, foram movimentadas 780,4 milhões de toneladas, 1,76% a mais que no mesmo período de 2024.
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, destacou que o governo federal trabalha para ampliar concessões e fortalecer a infraestrutura portuária nacional.
“Temos como foco garantir segurança jurídica e atrair novos investimentos. Essa política, liderada pelo presidente Lula, vem aumentando a capacidade dos portos e fortalecendo as exportações do Brasil”, afirmou o ministro.
Segundo Costa Filho, a expansão da capacidade portuária é essencial para a economia do país.
As cargas de granéis sólidos, incluindo minerais e produtos vegetais, foram as mais transportadas, totalizando mais de 76,6 milhões de toneladas. Todos os tipos de carga registraram aumento em julho, comparado ao mesmo mês de 2024.
Granéis líquidos, especialmente combustíveis, cresceram 6%, granéis sólidos quase 4%, contêineres 3% e o volume geral de cargas subiu 0,9% em relação a julho do ano passado, informou o ministério.
ENQUETE OFICIAL: Você ainda tem esperanças de que a economia do Brasil melhore após as eleições de 2026?
— CenarioMT (@cenariomt) August 14, 2025
Fonte: cenariomt