No apagar das luzes dos anos 90, uma caça ao tesouro pelas areias e mistérios do Egito trouxe um sucesso de bilheteria para Hollywood e um bom sucessor do gênero após o triunfo de Indiana Jones. Em 1999, escalou para o panteão dos filmes de aventura divertidos com tramas míticas e um êxito comercial suficiente para transformá-lo em em uma saga renomada. Sem esquecer do elenco de peso escalado, .
É por isso que, para muitos fãs da trilogia, é difícil imaginar o papel de Evy Carnahan sem . A atriz interpretou a inteligente bibliotecária nos dois primeiros filmes da saga e não retornou para sua conclusão, sendo substituída por em .
Apesar de em 2005, quatro antes do lançamento de Tumba do Imperador, Weisz ter declarado para o IGN que adoraria retornar para um terceiro filme, sua presença não foi confirmada e a atriz não foi escalada novamente para a personagem.
Por que Rachel Weisz não retornou para A Múmia: Tumba do Imperador Dragão?

Universal Pictures
Enquanto um dos agentes de Rachel Weisz declarou, na época da produção do filme em 2008, que a atriz não queria deixar seu filho de dois anos durante cinco meses para gravar na China, o diretor deu uma versão diferente da história. “Eu recebi uma ligação raivosa do agente dela, falando que ela nunca interpretaria o papel da mãe de um filho de 21 anos de idade. Eu disse ‘Ok, tudo bem, tchau’”, contou o cineasta.
Outro rumor para o sumiço de Weisz da saga girava em torno da qualidade do roteiro, alegava o portal Cinemablend em 2007. Segundo uma fonte do site, após hesitar, a atriz britânica resolveu sair do filme por perceber diversos problemas no enredo. “O roteiro ainda está como da última vez que comentei contigo, o que significa que ainda é uma porcaria e Weisz finalmente pegou o caminho certo para sair disso”, disse a fonte anônima.
De fato, A Múmia: Tumba do Imperador Dragão não ganhou a mesma glória de seus antecessores. Sem no roteiro ou direção, sem a química de Rachel Weisz e e, na prática, sem uma múmia no enredo, o terceiro longa não foi bem recebido pela crítica ou pelo público, mesmo com um forte retorno financeiro.
Com 13% de aprovação no Rotten Tomatoes, A Múmia 3 parece ter deixado um sabor agridoce na história da franquia, .
Fonte: adorocinema