continua a causar polêmica em torno de sua trama e sua produção, algo que tem gerado uma onda de indignação entre o público mexicano devido a sua representação cultural e religiosa. No longa, Manitas del Monte – que na ficção é responsável pelo violento tráfico de drogas do México – decide deixar para trás essa vida de crime e fazer a transição de gênero para se tornar mulher.
Tal decisão faz com que se distancie de sua família e tenha que fingir sua morte para voltar ao mundo com uma nova identidade, e como esse plano está escondido de sua esposa, Jessica del Monte (), ela acredita que seu marido morreu.
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Algum tempo depois, Jéssica conhece outro homem também envolvido com o crime organizado, enquanto Manitas, agora como Emilia Pérez (), percebe os danos que causou quando era traficante de drogas e, para amenizar a situação, decide usar seu dinheiro para abrir sepulturas clandestinas e devolver às pessoas desaparecidas às suas famílias.
Embora o filme não especifique em que região do México isso ocorre, a cena de uma procissão relembra as tradições relacionadas aos santos padroeiros religiosos de diversas comunidades, como a Virgem de Juquila ou La Soledad em Oaxaca. Por isso, a cerimônia de Emilia Pérez é polêmica por ser colocada no mesmo nível de uma virgem ou de uma santa, apesar de sua personagem ter sido anteriormente traficante de drogas antes da transição de gênero.
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Muitos consideram esta representação uma falta de respeito pelas tradições e crenças populares do México, pois associar essas procissões religiosas, carregadas de significado espiritual, a uma personagem que simboliza o tráfico de drogas redimido tem gerado sentimentos de desconforto e ofensa entre os telespectadores. Além disso, o tratamento quase messiânico dado a Emilia Pérez polariza opiniões sobre a forma como o filme aborda questões de redenção, justiça e memória histórica.
Nas redes sociais, continua o debate sobre se esta cena é um desafio artístico que busca incomodar ou uma representação superficial da cultura mexicana, mas o que fica claro é que Emilia Pérez não passou despercebida e seu desfecho continua a dar muito para falar. No geral, os telespectadores mexicanos também apontam inúmeras problemáticas quanto à estranha forma de representar o país, estereótipos e declarações quanto à produção do projeto.
Emilia Pérez chega aos cinemas brasileiros em 6 de fevereiro.
*Conteúdo Global AdoroCinema
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Fonte: adorocinema