Carros & Motos

Por que a maioria dos motoristas prefere o Uber X em vez do Uber Black: entenda a razão

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2025 word3

82% dos motoristas ignoram o “Uber Black” e focam na categoria X; entenda o motivo

Pesquisa inédita revela que motoristas fogem das categorias de luxo e preferem o volume do Uber X e 99 Pop. Veja números do setor

Esqueça a ideia de que o objetivo de todo motorista de aplicativo é migrar para as categorias de luxo. Uma pesquisa inédita realizada pela GigU em parceria com a Jangada Consultoria revelou um dado surpreendente: a esmagadora maioria dos profissionais prefere rodar nas categorias básicas.

Acompanhe o Garagem360 e entenda!

Motoristas não gostam de rodar com Uber Black?

Segundo o levantamento, 82% dos motoristas da Uber concentram suas atividades no Uber X (a opção mais barata). A estratégia é clara: em vez de esperar muito tempo por uma corrida cara (Black), eles preferem a constância e o volume de chamadas da categoria popular.

Uber BlackUber Black

Uber Black é última escolha de categoria entre motoristas. Foto: Freepik

Os números mostram que as categorias premium são um nicho restrito, muitas vezes inviável para quem precisa de giro rápido de caixa:

  • Uber X: 82% dos motoristas;
  • Uber Comfort: 41,2% (muitos alternam entre X e Comfort);
  • Uber Black: Apenas 9%;
  • Uber Black SUV: Irrisórios 2,7%.

No concorrente 99, o cenário é idêntico: 58,6% rodam no 99 Pop (básico), enquanto o segmento de Táxi e luxo soma menos de 2%.

Confira Corrida de R$ 100 por 9km? Preços da Uber e 99 explodem em dezembro e revoltam web

Carro próprio x alugado

Outro mito derrubado pela pesquisa é o da locação massiva. O estudo aponta que 88,7% dos motoristas utilizam veículo particular para trabalhar. Isso expõe uma realidade dura: o risco do negócio (manutenção, seguro, IPVA e depreciação acelerada do bem) está todo nas costas do motorista, que usa seu patrimônio pessoal para gerar renda.

E as motos?

Apesar de parecerem onipresentes nas ruas, as motos (para transporte de passageiros) ainda representam uma fatia pequena no universo geral dos apps, somando apenas 5,5% dos entrevistados. No inDrive, essa modalidade representa apenas 0,8%.

Segundo Luiz Gustavo Neves, CEO da GigU, o estudo é uma radiografia da busca por estabilidade: “A maior parte dos motoristas prioriza categorias de alta demanda em busca de estabilidade de renda, equilibrando custo, segurança e oportunidade.”

Se você é motorista, prefere fazer 10 corridas no Uber X sem parar ou esperar 1 hora por uma corrida no Black? Conte sua experiência nos comentários!


Entrar no canal do Whatsapp

Escrito por

Kawane Licheski

Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.

Escrito por

Kawane Licheski

Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.

Fonte: garagem360

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.