A Rota do Enxaimel, percurso na cidade de Pomerode, em Santa Catarina, recebeu uma certificação de Gestão Sustentável da organização global sem fins lucrativos Green Destinations. A cerimônia de premiação aconteceu no dia 6 de março durante a ITB em Berlim na Alemanha, uma das feiras de turismo mais importantes do mundo.
Além disso, outros três destinos brasileiros receberam certificações: Fernando de Noronha (PE), Tibau do Sul (RN) e São Miguel do Gostoso (RN).
O passeio é uma rota de 16 quilômetros que passa por cinquenta casas com arquitetura enxaimel, um estilo alemão característico pelos tijolinhos de argila e pelas vigas de madeira que formam padrões geométricos. A técnica foi trazida pelos alemães que colonizaram a região no fim do século XIX. As residências são tombadas como patrimônio paisagístico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A Rota do Enxaimel já tinha sido reconhecida pela ONU como uma das melhores vilas turísticas do mundo.
![Rota Do Enxaimel, Pomerode, Santa Catarina Rota do Enxaimel, Pomerode, Santa Catarina](https://media.diadeajudar.com.br/wp-content/uploads/2024/03/06192951/rota-do-enxaimel-pomerode-2023_foto-leo-laps_3304.jpg)
![Rota Do Enxaimel, Pomerode, Santa Catarina Rota do Enxaimel, Pomerode, Santa Catarina](https://media.diadeajudar.com.br/wp-content/uploads/2024/03/06192951/rota-do-enxaimel-pomerode-2023_foto-leo-laps_3304.jpg)
Além das atrações arquitetônicas, as casas também guardam jardins com flores de vários tipos – que são um charme e enchem o passeio de cor – além de árvores frutíferas e animais como bois e ovelhas. A paisagem fica completa com o entorno bucólico, com alguns morros e córregos que formam o cenário da região.
Ver essa foto no Instagram
O trajeto pode ser feito de carro, de bicicleta ou a pé – por conta própria ou por meio de um tour guiado. Pelo caminho, lojas e restaurantes que servem quitutes locais como marreco recheado, joelho de porco e bolachas confeitadas também valem uma paradinha.
Ver essa foto no Instagram
A Rota do Enxaimel preencheu 70% dos requisitos estabelecidos pela Green Destinations, que leva em consideração critérios ambientais, socioeconômicos e culturais. Além disso, características como a conservação da natureza e do patrimônio, assim como a gestão de resíduos e uso de energia, foram levadas em conta. Entre algumas das atitudes sustentáveis realizadas na região, é mantida a tradição de cultivar os alimentos em hortas caseiras, assim como um aproveitamento dos restos de alimentos.
A rota funciona como uma associação local, que reúne pequenos empreendedores e artesãos com o propósito de preservar a arquitetura e a forte tradição alemã que existe na região – que inclusive dá a Pomerode o título de “cidade mais alemã do Brasil”. A cidade fica a 30 km do centro de Blumenau e a 76 km do Aeroporto de Navegantes.
Fonte: viagemeturismo