Em evento que reuniu centenas de apoiadores no centro de convenções do condado de Palm Beach, na Flórida, o futuro vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, discursou ao lado de Donald Trump. Enquanto aguardava a finalização da contagem de votos, Vance classificou o resultado da eleição de 2024 como a “maior reviravolta política da história do país”.
Naquele momento, o cenário já dava claros sinais de vitória aos candidatos republicanos. Às 4h10, no horário de Brasília, eles já somavam 267 delegados, e a democrata Kamala Harris 224.
Vance reiterou ao público a promessa de que a gestão de Trump trará a “maior retomada econômica para os EUA”. O ex-presidente, agora reeleito, agradeceu pelo apoio do seu vice e dos presentes no evento. Ele também comemorou a vitória dos republicanos no senado.
ganhou uma disputa acirrada contra a atual vice-presidente, Kamala Harris, e será o 47º presidente dos Estados Unidos a partir de 2025.
é um marco na história da política norte-americana, porque é a segunda vez que um ex-presidente volta à Casa Branca depois de perder uma reeleição. Há quatro anos, ele deixou o cargo para Joe Biden.
Somente Grover cleveland, 22º presidente do país, havia conseguido esse feito.
Agora, a expectativa em todo o globo é que o retorno de Trump à Presidência dos Estados Unidos no ano que vem traga mudanças significativas nas relações internacionais, principalmente com as lideranças da China, da rússia e também da União Europeia.
Fonte: revistaoeste