Um incidente curioso ocorreu com o vereador José Iria de Araújo (PSD), de Argirita, em . Durante a campanha, o político usou um número de votação diferente do registrado na urna eletrônica.
Popularmente chamado de “Duda”, Araújo divulgou o número 55.608, mas o havia registrado sua candidatura sob o número 55.508.
Desde 2004, Araújo participou de várias eleições com números que terminavam em 608. No entanto, em 2024, a mudança para 508 rompeu a tradição. Com apenas 52 votos, depois da apuração nas 12 seções, o político não conseguiu se reeleger. O registro de sua candidatura ocorreu no dia 30 de agosto, conforme dados da justiça eleitoral.
Em entrevista à TV Integração, Araújo confirmou o uso do número errado durante a campanha, mas preferiu não entrar em detalhes. O (TRE) informou que os números de candidatura são geralmente definidos nas convenções partidárias.
Conforme o TRE, “os dados constantes do requerimento de registro de candidatura são preenchidos no CANDex pelo candidato ou pelo partido ao qual ele pertence”. Além disso, esses dados ficam disponíveis no DivulgaCandContas durante o período eleitoral, de maneira que podem ser corrigidos em caso de erro — desde que solicitado pelo candidato ou partido.
“A retificação do número, ou de qualquer dado a ser exibido na urna eletrônica, poderia ter sido feita até o dia 18, data do fechamento do sistema de Candidaturas”, informou o TRE.
Fonte: revistaoeste