Grupo do Whatsapp Cuiabá
Política

Universidade Federal do Paraná revoga títulos dos ex-presidentes Castelo Branco, Costa e Silva e Geisel

2024 word1
CRM Com Automação Canal Mídia

A Universidade Federal do Paraná () anulou, nesta segunda-, 1º, os títulos de doutor honoris causa de Humberto Castelo Branco, Artur da Costa e Silva e Ernesto Geisel. Os trê foram presidentes do Brasil durante a época do regime militar, que durou de 1964 até 1985. 

Honoris causa significa “por causa de honra”, em . Os premiados recebem o título por terem se destacado em seu ofício, a ponto de serem considerados doutor.

Castelo Branco foi homenageado pela UFPR em 31 de julho de 1964. Em 18 de setembro de 1968, foi a vez de Costa e Silva. Já Geisel recebeu a honraria em 13 de janeiro de 1976 (com entrega em 16 de janeiro de 1981). 

“A nossa instituição renovou hoje seu compromisso com a democracia, com a memória, com a verdade, com a justiça, com o presente e com o futuro”, escreveu o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, no Twitter/X. 

Em do ano passado, a UFPR se tornou alvo de uma polêmica. . 

O evento tinha como tema “Quem nos cuida da Polícia?” e foi marcado por discussões acaloradas, depois de críticas ao trabalho das forças policiais. Frases polêmicas que pediam o fim das polícias, por exemplo, foram ditas durante o encontro. 

Na ocasião, houve uma briga depois de o advogado Jeffrey Chiquini defender os policiais. Ele se manifestou nas redes sociais depois de ser expulso do encontro. Chiquini divulgou vídeo que mostra o tumulto com os alunos.   

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.