“Já vou sentar com o Max Russi e já vamos combinar para segunda começar as reuniões e a transição com calma e tranquilidade. […] A minha ideia para o próximo biênio é trazer para próximo e dar muita sustentação aos deputados”, disse nesta quarta-feira (4).
A organização para o início da transição ocorre após o Supremo Tribunal Federal validar a eleição da Mesa Diretora que elegeu os parlamentares. O pleito estava sendo questionado por meio de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade impetrada pela Procuradoria Geral da República (PGR).
A eleição chegou a ser suspensa, mas na semana passada o ministro Dias Tofolli acatou a tese apresentada pelo Parlamento Estadual de que a eleição interna foi antecipa após aprovação de uma Emenda à Constituição Estadual, o qual “regulamentou” a antecipação de setembro para a gosto deste ano.
A eleição da Mesa Diretora foi realizada em 7 de agosto, quase dois meses antes do prazo estabelecido no regimento interno do Parlamento Estadual, que determina que o pleito ocorra na última sessão ordinária de setembro do segundo ano legislativo.
A antecipação se deu por conta do processo eleitoral deste ano. Os parlamentares entraram em um acordo e decidiram realizar a eleição antes do previsto devido ao fato de quatro deputados estaduais estarem em campanhas majoritárias.
Fonte: leiagora