Com quase 100% das urnas apuradas, a população de Florianópolis reelegeu o atual prefeito, Topázio (PSD), para um novo mandato. Ele atingiu 58,70% dos votos. Já Marquito, do Psol, ficou com pouco mais de 22%.
Topázio assumiu o controle da capital catarinense em março de 2022, quando o então prefeito Gean Loureiro renunciou ao cargo para disputar o governo do Estado. Antes, ele era vice-prefeito da cidade. As pesquisas de intenção de voto, anteriores ao pleito, já indicavam uma liderança, com boa folga, do prefeito.
Aos 62 anos, empresário e político social-democrata inicia novo mandato sob a alcunha de “prefeito tiktoker”. Sua primeira gestão foi marcada pela ampla divulgação de matérias em redes sociais, como o TikTok.
Já Marquito (Psol), de 44 anos, ocupa cargos legislativos desde 2017. Primeiro, foi eleito por duas vezes vereador de Florianópolis e, em 2022, foi eleito deputado estadual de Santa Catarina. Ele é engenheiro agrônomo e mestre em agroecossistemas.
Já dário Berger (PSDB), de 67 anos, ocupa cargos eletivos desde 1992. Já foi vereador e prefeito de São José (SC) e prefeito de Florianópolis, entre 2005 e de 2013. De fevereiro de 2015 a fevereiro de 2023, foi senador da república por Santa Catarina.
Fonte: revistaoeste