Nas eleições de 2024, 12 parlamentares foram eleitos para prefeituras em todo o Brasil, incluindo 11 deputados e um senador. Os cargos de dez deles no vão ser assumidos por suplentes. Os dados são referentes aos dois turnos do pleito municipal.
Entre os deputados eleitos, dois haviam assumido brevemente como suplentes e já não ocupam mais a posição. Naumi Amorim (PSD), que esteve na Câmara por 14 dias em março, foi eleito prefeito de Caucaia (CE).
Márcio Correa (PL), que atuou como deputado entre agosto e dezembro de 2023, agora vai comandar a cidade de Anápolis (GO).
Como ambos já não são deputados, suas posses não afetarão a configuração da Câmara. Ou seja, nenhum suplente vai ter de ser convocado para seus postos.
Os outros nove deputados eleitos ainda exercem seus mandatos e, ao assumirem as prefeituras, vão abrir espaço para suplentes. Dr. Benjamim (União), eleito para Açailândia (MA), é suplente de Juscelino Filho (União), atual ministro das Comunicações.
Já Hélio Leite (União), eleito para Castanhal (PA), é suplente de Celso Sabino (União), ministro do Turismo. Rodrigo cunha (Podemos-AL) foi o único senador eleito. Ele vai assumir o cargo de vice-prefeito em Maceió.
- Alberto Mourão (MDB) – Praia Grande (SP) – em exercício;
- Carmen Zanotto (Cidadania) – Lages (SC) – em exercício;
- Dr. Benjamim (União) – Açailândia (MA) – suplente em exercício;
- Gerlen Diniz (PP) – Sena Madureira (AC) – em exercício;
- Hélio Leite (União) – Castanhal (PA) – suplente em exercício;
- Washington Quaquá (PT) – Maricá (RJ) – em exercício.
- Abilio Brunini (PL) – cuiabá (MT) – em exercício;
- Márcio Correa (PL) – Anápolis (GO) – fora de exercício;
- Naumi Amorim (PSD) – Caucaia (CE)- fora de exercício;
- Paulinho Freire (União) – Natal (RN) – em exercício;
- Ricardo Silva (PSD) – Ribeirão Preto (SP) – em exercício.
Ao todo, 82 deputados se candidataram nas eleições de 2024 – 73 a prefeito, dois a vice-prefeito e sete a vereador.
Fonte: revistaoeste