A direção municipal do decidiu nesta segunda-feira, 23, manter José Luiz Datena como candidato à Prefeitura de São Paulo. Com isso, a legenda rejeitou por unanimidade os pedidos de expulsão que 42 membros do partido apresentaram.
Os solicitantes basearam seus pedidos no incidente em que Datena agrediu fisicamente o empresário Pablo Marçal com uma cadeira. A agressão ocorreu durante um debate na TV Cultura, em 15 de setembro.
Membros do partido alegaram que tal comportamento violou o estatuto do PSDB, que preza pelo “pluralismo de ideias” e pela “prática democrática”, “gravemente ferida”. Os pedidos também consideraram a atitude de Datena “inadmissível”
“A agressão física Datena que cometeu viola a garantia de respeito às diferentes opiniões e a convivência harmoniosa em um ambiente de debate democrático”, afirmaram os integrantes do PSDB.
Assista neste vídeo ao momento em que José Luiz Datena lança uma cadeira em Pablo Marçal, durante debate na TV Cultura entre candidatos à Prefeitura de São Paulo:
Apesar dos apelos, o advogado do PSDB em São Paulo, Guilherme Ruiz Neto, afirmou à CNN que as acusações eram “infundadas”. Segundo ele, o incidente não teria infringido as normas internas do partido.
“Na deliberação, firmou-se o entendimento de que Datena agiu em legítima defesa para repelir a injusta agressão perpetrada por Pablo Marçal”, acrescentou o advogado.
Fonte: revistaoeste