A oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva busca convocar o ministro dos Transportes, Renan Filho, para prestar esclarecimentos sobre uma recente declaração. Em entrevista à BBC News Brasil, concedida nesta segunda-feira, 4, o ministro afirmou que “traficantes preferem usar rotas no Brasil, porque nossos portos e aeroportos são melhores”.
O requerimento foi apresentado pelo deputado federal (PL-MS), na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado. A previsão é que a votação ocorra na próxima semana.
A declaração de Renan Filho gerou reações entre os opositores, que consideram necessário um esclarecimento público sobre suas intenções e o contexto em que a fala foi proferida.
Além disso, desejam compreender melhor as circunstâncias e as possíveis implicações das palavras usadas pelo político. A avaliação cuidadosa desses elementos é vista como essencial para manter a transparência e a confiança no governo.
“A posição estratégica do Brasil, somada à qualidade da infraestrutura de seus portos e aeroportos, foi apontada pelo próprio ministro como um atrativo para as rotas do tráfico de drogas”, afirmou Nogueira. “Isso é extremamente preocupante. Precisamos urgentemente que o ministro explique, de fato, o que vem acontecendo em nossos portos e aeroportos.”
O requerimento também solicita que Renan Filho apresente dados sobre o impacto do tráfico de drogas no sistema de transporte brasileiro. Para o deputado, essas informações também são fundamentais para que o Congresso e a sociedade compreendam as fragilidades do setor.
“Precisamos dos esclarecimentos até para que possam aprimorar a legislação”, afirmou o parlamentar. “O que não podemos aceitar é que traficantes usufruam da nossa infraestrutura para praticar atos criminosos.”
Fonte: revistaoeste