Sophia @princesinhamt
Política

Oposição no RS planeja convocar ministros de Lula para investigação sobre fake news

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Deputados da oposição querem que os ministros de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se expliquem quanto à investigação aberta na Polícia Federal (PF) sobre a disseminação de fake news da tragédia do Rio Grande do Sul. Os requerimentos foram apresentados à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara.

Os pedidos de convocação são para os ministros Ricardo Lewandowski (Justiça e Segurança Pública) e Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação). Foram apresentados por Marcos Pollon (PL-MS), Paulo Bilynskyj (PL-SP), Zucco (PL-RS) e Mauricio Marcon (Podemos-RS). Parlamentares falam em “tentativa de censura e perseguição de prefeitos e opositores” por meio do inquérito de fake news.

Bilynskyj afirmou que Pimenta e Lewandowski abriram o inquérito na PF com o objetivo de “perseguir opositores que denunciaram na internet falhas e abusos do governo federal sobre a tragédia causada pelas chuvas no Rio Grande do Sul”.

“As ações do governo Lula e os áudios vazados do censor Paulo Pimenta demonstram claramente o crime de abuso de autoridade e uma tentativa de censura do cidadão e de parlamentares”, disse. “Ambos devem vir imediatamente à CCJ justificar os absurdos ocorridos.”

Paulo Pimenta Governo Lula
Paulo Pimenta disse haver uma ‘indústria de fake news’ sobre a tragédia no RS e afirmou que ‘traidores’ devem ser tratados como ‘criminosos’ | Foto: @pimenta13br

Mauricio Marcon salientou a importância da ida dos ministros pois, em sua análise, houve uma “clara violação do princípio da impessoalidade”.” Afirmou que isso “sugere uma possível perseguição a opositores do governo e ameaça os princípios democráticos que regem nossa sociedade.”

Zucco lamentou a “proliferação” de vídeos desinformativos sobre a tragédia em seu Estado. Mas definiu como “absurda” a atuação do governo federal “neste momento de guerra para perseguir e punir opositores naquilo que ele considera “fake news”.”

Ainda segundo o deputado Zucco, existe o “temor” de que o governo federal “use este inquérito para punir a oposição naquilo que ela precisa fazer, que é cobrar e fiscalizar as ações ou omissões das autoridades.” 

“Daqui a pouco vão começar a punir prefeitos que reclamam sobre a falta de recursos, como foi o caso do prefeito de Farroupilha, Fabiano Feltrin”, declarou. “Lula e todos os seus ministros garantem que o dinheiro foi liberado. Mas até agora não vi prefeitos falarem que chegou na conta das prefeituras, isso é fato, não é fake.”

O parlamentar, que é do Rio Grande do Sul, aponta que o município de Farroupilha só teve R$ 300 mil liberado pela Defesa Civil federal para a municipal. “Só num local onde houve um deslizamento e comprometeu a infraestrutura de Farroupilha serão precisos R$ 10 milhões”, destacou.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.