Depois de ter atuado no primeiro mandato de Mauro Mendes (União) como secretário de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), o professor Allan Kardec (PSB) volta a compor o staff do governador no segundo mandato. Desta vez, como titular da pasta de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci).
Deputado estadual, Kardec disputou uma vaga para a Câmara Federal em outubro, mas mesmo bem votado, não conseguiu se eleger. Indicado pelo seu partido, o PSB, seu nome foi confirmado na tarde desta sexta-feira (30/12) pelo governador para compor o secretariado, cuja posse está marcada para domingo (01º), a partir das 18h30, no Palácio Paiaguás.
“Uma das primeiras metas é reunir no começo do ano todo o mundo, essas instituições de ensino técnico e tecnológico superior, junto com o secretário Alan Porto [Educação], que tem uma demanda importante no ensino médio, no ensino médio profissionalizante, nós mapearmos o Estado com a mão de obra e induzir também”, disse Kardec em entrevista à imprensa nesta sexta, a respeito das primeiras ações no comando da Seciteci.
Professor, doutor e pesquisador, Allan Kardec ressaltou que é egresso da escola técnica federal de Mato Grosso, atual IFMT (Instituto Federal de Mato Grosso), e tem uma relação muito boa com o corpo docente da instituição e também com a Unemat (Universidade do Estado de Mato Grosso). Ele pretende reunir a experiência destes setores para a formulação de ideias e projetos para impulsionar a formação de jovens, gerando emprego e renda.
“Sou servidor público da rede estadual, então, tenho uma relação muito próxima com a Unemat e sou cria do IFMT, da minha graduação e o pós-doc [pós-doutorado] é pelo IFMT. Então, vamos reunir essas instituições, eu venho do sistema S, também foram quase dez anos no sesi e no Senai. Vamos trazer o Senai, nós vamos trazer as [escolas] particulares que têm condições de trabalhar conosco, unindo as forças para que Mato Grosso esteja preparado para este novo momento, a formação de mão de obra da nossa juventude, fazendo com que impulsione os empregos e a geração de renda do mato-grossense para que a gente prepare o nosso jovem, para que possa assumir novos postos de trabalho. Esta é uma das nossas metas”, anunciou Allan Kardec.
De acordo com Allan Kardec, em Mato Grosso ainda tem muito o que fazer na área da ciência, da tecnologia e inovação. A partir do mapeamento que será feito para levantar demandas e necessidades, os investimentos deverão ser feitos nestas regiões.
“Tem regiões que precisam de indução e essa indução é a partir de investimentos que o governo tem hoje na área da logística. A região Noroeste, por exemplo, Juína, Juara, Cogriguaçu, qual é a nova necessidade para este setor? Do outro lado o Araguaia, nós aqui da Baixada Cuiabana, que precisamos investir na área de serviços. Então, a gente vai ter este mapa estratégico do Estado de Mato Grosso a partir da orientação do Governo do Estado. Acho que vai dar bem certo”, afirmou.
Apoiador do presidente eleito Luíz Inácio Lula da Silva (PT), Kardec espera que a formulação de projetos impulsione o setor, e ele também confia na relação com a Bancada Federal, para viabilizar recursos.
“A gente acredita muito na retomada do Pronatec [Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego] a partir do Governo Federal, do governo lula. A gente vai buscar a Bancada Federal, buscar recursos também fora do Governo do Estado para que a gente tenha aí no primeiro ano do segundo mandato já bons resultados”, explicou o novo titular da Seciteci.
Fonte: esportesenoticias