O presidente da República em exercício, , designou o advogado Roberto Perosa como o novo ministro da Agricultura. No entanto, ele vai ocupar a função por apenas seis dias, enquanto Carlos Fávaro, titular da pasta, vai se afastar para, segundo ele, “tratar de assuntos particulares”. O governo publicou a decisão na edição desta terça-feira, 24, no Diário Oficial da União.
Atual secretário de comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária (), Perosa assumiu o comando da pasta como substituto nesta quarta-feira, 25. Ele permanecerá na função até a próxima segunda-feira, 30.
Titular do Mapa desde o início do atual governo, Fávaro reassumirá a função na terça-feira 1º de outubro.
Perosa comemorou a nomeação em sua conta oficial do Instagram. “Agradeço ao ministro Fávaro pela confiança e pela missão de assumir, nos próximos dias, o Ministério da Agricultura e Pecuária”, escreveu. “Também expresso minha gratidão ao presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, pela nomeação.”
Perosa ainda afirmou que “é uma grande responsabilidade dar continuidade ao trabalho que tanto tem engrandecido o agro brasileiro”. “Ao lado do incansável time do Ministério da Agricultura, seguiremos ouvindo e fortalecendo nosso setor, além de abrir novas oportunidades para o Brasil.”
Natural da capital paulista, Roberto Perosa é graduado em Direito pela Universidade Paulista. É pós-graduado em Direito do Comércio Internacional pela Fundação Getulio Vargas. Além disso, o ministro substituto do Mapa tem pós-graduação em Direito da Tecnologia da Informação, em ética empresarial e em educação executiva em relações governamentais e comunicação corporativa.
Ex-presidente da Organização das Associações de Produtores de Cana do Brasil, entidade que representa 20 mil produtores de cana-de-açúcar do Brasil, Perosa trabalha na Esplanada dos Ministérios desde 16 de janeiro de 2023. Desde então, ocupa o cargo de secretário de Comércio e Relações Internacionais,
Fonte: revistaoeste