Grupo do Whatsapp Cuiabá
Política

Novidade no Bolsa Família: 20 mil novos beneficiários serão incluídos no RS

2024 word1
CRM Com Automação Canal Mídia

O governo federal anunciou no Rio Grande do Sul a inclusão de mais de 20 mil novos beneficiários do Estado no programa Bolsa Família. O presidente Lula (PT) esteve em , na Região Metropolitana de Porto Alegre, onde apresentou um de medidas para a população local vítima das enchentes.

Inicialmente, o presidente havia planejado fazer o anúncio em Brasília, mas optou por divulgá-lo no Rio Grande do Sul ao lado de autoridades locais. A cúpula dos outros Poderes também acompanhou o petista na visita.

Em maio, o Ministério do e Assistência , Família e Combate à Fome adicionou 170 mil novos beneficiários ao programa em todo o Brasil. Desse total, apenas 2 mil eram do Rio Grande do Sul.

Depois das enchentes, o governo realizou uma busca ativa e identificou mais de 20 mil novos beneficiários no Estado. O programa Bolsa Família atende famílias registradas no Cadastro Único de programas sociais com renda de até R$ 218 por pessoa.

Pelo procedimento normal, essas famílias receberiam a primeira parcela do benefício em junho, já que a folha de maio está fechada e começa a ser paga no próximo dia 17. Contudo, o governo decidiu lançar uma folha extra para que os novos beneficiários recebam logo o auxílio.

Além da inclusão no Bolsa Família, o governo federal anunciou o pagamento de um voucher de R$ 5 mil para famílias desabrigadas ou desalojadas. O dinheiro seria destinado à aquisição de bens, como geladeira e fogão.

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul já identificou mais de 610 mil pessoas desabrigadas ou desalojadas. O desafio agora é mapear quais famílias realmente foram afetadas e perderam bens. O governo deve criar uma regra que evite a exclusão de quem tem direito ao benefício e que também impeça fraudes.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.