Sophia @princesinhamt
Política

Ministro de Lula propõe indicação de mulher para cargo vitalício em tribunal: entenda a polêmica

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O ministro da Educação, Camilo Santana (PT), articula para que a mulher dele, Onélia Santana, secretária de Proteção Social do Ceará, seja nomeada ao Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE). A é do jornal O Estado de S. Paulo.

Beneficiada pela influência de Santana, que foi governador do Ceará entre 2015 e 2022, Onélia pode ser sabatinada pela Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) nesta semana e assumir um cargo vitalício com salário de R$ 39,7 mil.

Deputados da Alece ouvidos pelo Estadão afirmam que a indicação vai ser oficializada nesta quarta-feira, 11, para a vaga do conselheiro Alexandre Figueiredo, que faleceu em junho. A sabatina de Onélia está prevista para ocorrer entre quinta-feira 12 e sexta-feira 13.

Em reserva, os parlamentares afirmaram ao jornal que Onélia tem os votos necessários para ser nomeada. Na Alece, há um domínio da base do governador Elmano de Freitas (PT), aliado e sucessor do ministro da Educação.

Onélia, psicopedagoga, formada em letras pela Universidade Regional do Cariri (Urca) e doutora em ciências da saúde pela Faculdade de Medicina do ABC, está no governo Elmano desde janeiro de 2023.

Camilo Santana quer indicar mulher dele ao Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) | Foto: Ricardo Stuckert / PR
Camilo Santana Quer Indicar Mulher Dele Ao Tribunal De Contas Do Estado Do Ceará (Tce-Ce) | Foto: Ricardo Stuckert / Pr

Caso se torne conselheira do TCE-CE, Onélia será encarregada de julgar as contas públicas do governo de Elmano, de quem é secretária, e também pode ser incumbida de analisar os gastos da gestão do marido no Palácio da Abolição.

Conselheiros do TCE-CE recebem R$ 39.717,69 por mês, além de benefícios como auxílio-alimentação, auxílio-saúde, auxílio-moradia e diárias. Onélia, que tem 42 anos, pode permanecer no cargo até a aposentadoria compulsória aos 75 anos de idade.

Parlamentares da oposição planejam questionar a qualificação de Onélia na sabatina. Carmelo Neto (PL) se manifestou contra a indicação e apontou preocupações com o fato de Onélia julgar contas do marido e do atual governador.

“É a primeira vez que a gente lida com uma situação dessas”, disse ao Estadão. O tribunal ainda vai julgar as contas do governo do Camilo, então a gente está estudando todas as possibilidades.”

Caso nomeada, Onélia será a quarta mulher de ministros do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Tribunais de Contas. Em março, Aline Peixoto, esposa de Rui Costa (Casa Civil), foi eleita para o TCM-BA. Em janeiro, Rejane Dias, esposa de Wellington Dias (Desenvolvimento Social), ingressou no TCE-PI.

Antes do início do terceiro mandato do presidente Lula, outros dois ministros já tinham as suas mulheres como conselheiras em Cortes de Contas. Renata Calheiros, mulher de Renan Filho (Transportes), e Marília Góes, de Waldez Góes (Desenvolvimento Regional), ocupam vagas no TCE-AL e TCE-AP, respectivamente.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.