Grupo do Whatsapp Cuiabá
Política

Ministério Público Eleitoral reforça pedido de cassação contra Cláudio Castro

2024 word1
CRM Com Automação Canal Mídia

O manteve o pedido de cassação do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), e do , Thiago Pampolha (União Brasil), na terça-feira 2.

O MPE não apenas rejeitou os argumentos da defesa, como reforçou ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-) o pedido de cassação dos dois políticos.

Em sua manifestação, a defesa de Castro alegou ao TRE que o MP não teria competência para fazer a denúncia. De acordo com os advogados, somente o Ministério Público Estadual poderia seguir com a ação, na esfera de improbidade administrativa.

O vice-governador do Rio, Thiago Pampolha, participa da posse da nova defensora pública-geral do Rio de Janeiro, Patrícia Cardoso | Tânia Rêgo/Agência Brasil
O Vice-Governador Do Rio De Janeiro, Thiago Pampolha, Participa Da Posse Da Nova Defensora Pública-Geral Do Estado, Patrícia Cardoso | Tânia Rêgo/Agência Brasil

O MPE solicitou à Corte Eleitoral que negue o pedido da defesa sobre a incompetência do juízo e mantenha a cassação e a inegibilidade de Castro e Pampolha. A ação inicial havia sido apresentada ao TRE-RJ em dezembro de 2022.

De acordo com a denúncia, Castro teria abusado de poder político e econômico nas eleições de 2022, na qual a chapa saiu vitoriosa. Para o MP Eleitoral, a dupla usou de funcionários-fantasmas na Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro (Ceperj) para comprar apoio político.

Depois do parecer do MP Eleitoral, a defesa de Cláudio Castro afirmou que “confia na Justiça Eleitoral”. Além disso, alegou que acredita na “vontade de quase 5 milhões de eleitores que deram ao governador a vitória nas urnas em primeiro turno”.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.