Sophia @princesinhamt
Política

Mauro promete confronto com ministros do STF e Lewandowski por leis mais rígidas

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O governador Mauro Mendes (União Brasil) afirmou que irá “rasgar o verbo” com os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Gilmar Mendes que estarão em Mato Grosso em 18 de novembro, e com o ministro da , que se comprometeu a realizar reunião para discutir a segurança pública. Os ministros do STF virão a MT para palestrar de seminário alusivo aos 35 anos da Constituição Estadual promovido pela . Mendes tem cobrado mudanças no Código Penal para combater o crime organizado e aproveitará a oportunidade para cobrar os ministros. 

“Toda oportunidade que , falo aquilo que penso com respeito às autoridades, não só como cidadão, mas acima de tudo como governador desse estado. Falo aquilo que os nossos valorosos profissionais convivem no dia a dia. Eles se sentem, muitas vezes, de mãos amarradas para combater essas facções criminosas no nosso ís”, disparou o governador nesta sexta-feira (8). 

As críticas de Mauro estão relacionadas a queda de braço entre as forças de segurança e do Judiciário, o “prende e solta” que, segundo Mendes, deve acabar. O endurecimento das leis passa pelo Congresso Nacional. A bancada de MT tem se empenhado em projetos de leis dedicados à revisão das penas. Uma das conquistas foi o pacote antifeminicídio, de autoria da senadora Margareth Buzetti, que foi sancionado pelo presidente Lula (PT). 

O deputado federal Nelson Barbudo () também tenta contribuir com o processo de revisão das penas. Nesta semana, a Câmara aprovou requerimento de urgência na tramitação de projeto de lei de Barbudo que integra o pacote contra o crime que conta outras duas propostas.

 

Após detonar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) apresentada por Ricardo Lewandowski e Lula aos governadores enquanto esteve em missão internacional em Londres, na Inglarerra, e em Abu Dhabi nos Emírados Árabes Unidos, Mauro se mostrou esperançoso quanto à prospecção de mudanças. Segundo ele, Lewandowski fará uma reunião com os governadores para discutir a segurança e, desta vez, ele irá participar. 

“A minha esperança é que tive notícias que Lewandowski vai convocar uma reunião mais prática e objetiva e lá, pode ter certeza, que vou rasgar o verbo, vou falar com dados e fatos muito daquilo que tenho dito já sobre a segurança pública”,  se comprometeu. 

Fonte: hnt

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.