Sophia @princesinhamt
Política

Manchetes desmentindo Lula: Verdade ou Fake News?

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Na última quarta-feira, 17, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva aproveitou cerimônia no Palácio do Planalto para discursar. Em um primeiro momento, — apesar de inúmeras derrotas do no Legislativo. Além disso, o petista, sem apresentar embasamento, se vangloriou de sua gestão. “Não tem um número negativo no país nesses últimos 18 meses.”

A fala de Lula não foi ignorada. Nesta segunda-feira, 22, o analista político Hélio Beltrão mostrou, a partir de manchetes — até mesmo da chamada imprensa tradicional — que o presidente da República mentiu ao garantir que não há dados negativos desde que voltou ao poder, em janeiro de 2023.

“Nem Pinóquio mentiu tanto”, afirmou Beltrão, que é presidente do , em postagem em seu perfil no Instagram. Junto à mensagem, ele compartilhou vídeo que reúne títulos com informações negativas que ocorreram no Brasil no decorrer dos últimos 18 meses.

A primeira manchete que Beltrão mostra é da versão on-line do jornal Folha de S.Paulo. “Assassinatos de pessoas LGBTQIA+ aumentaram 42% no Brasil em 2023”, afirmou o veículo de comunicação, em 18 de julho.

Na sequência, Beltrão resgatou uma reportagem publicada pelo portal g1, que pertence ao Grupo Globo, em 8 de abril. Na ocasião, o site apresentou o seguinte título ao público: “Brasil bate recorde histórico de mortes por dengue”. Abaixo, consta a manchete do site Poder360, de 4 de julho, que informa que o país fechou o primeiro semestre de 2024 com mais mortes por dengue do que na soma dos últimos sete anos.

Compromisso do governo Lula com estabilidade do quadro fiscal é questionada por revista britânica | Foto: Wilton Junior/Estadão Conteúdo
O Presidente Luiz Inácio Lula Da Silva, Em Evento Oficial. Analista Político Mostra Que A Imprensa Desmente Falas Do Petista Sobre A Situação Do Brasil | Foto: Wilton Junior/Estadão Conteúdo

O vídeo que Beltrão divulgou ainda apresenta as seguintes manchetes — que desmentem Lula:

“Número de feminicídios atinge recorde histórico, com 1.467 mortes em 2023”

Portal R7.com, em 18 de julho de 2024

“Registros de casos de racismo aumentaram 127% no Brasil em 2023; injúria racial também cresce”

Site do jornal Folha de S.Paulo, em 18 de julho de 2024

“Pantanal e Cerrado batem recorde de queimadas em 2024”

Site do jornal Correio Braziliense, em 24 de junho de 2024

“Focos de incêndio explodem no Pantanal e Cerrado têm maior nº desde 1998”

Portal UOL, em 24 de junho de 2024

“Incêndios na Amazônia brasileira batem recorde para primeiro semestre em 20 anos”

Site do jornal O Globo, em 1º de julho de 2024

“Garimpo devastou área de 584 campos de futebol nas Terras Indígenas Kayapó, Munduruku e Yanomami em 2024”

Site Um Só Planeta, também pertencente ao Grupo Globo, em 17 de julho de 2024

“Bolsa Família tem fila de espera de 700 mil; gastos com o programa já estão acima do previsto”

TV Globo/g1, em 17 de julho de 2024

“Comer em casa está mais caro, e isso impacta mais as pessoas de baixa renda, diz Ipea”

Portal R7.com, em 15 de julho de 2024

Confira, abaixo, o vídeo que Beltrão compartilhou no Instagram. Em 19 horas no ar, a postagem soma mais de 220 comentários, 2,4 mil curtidas e 36,6 mil visualizações.

O presidente do Mises Brasil não foi o primeiro, contudo, a mostrar que o atual governo federal não tem muitos feitos positivos para mostrar. Em reportagem publicada na Edição 2024, a Revista informa, por exemplo, que o , com direito a recordes de queimadas tanto no Pantanal quanto no cerrado.

Nesse sentido, Silvio Navarro destaca, na matéria de capa da Edição 225 (), que “o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda não conseguiu entregar nenhuma de suas promessas redentoras de campanha”. Na mesma reportagem, informa-se que o petista “segue às voltas com uma equipe de ministros despreparados para as crises que começam a se instalar no governo, e passou a ouvir queixas quando aparece em público por improvisar palanques em obras inacabadas”.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.