Sophia @princesinhamt
Política

Lula realiza novo procedimento e está consciente, confirma médico

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O médico do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), dr. Roberto Kalil Filho, atualizou a imprensa nesta quinta-feira, 12, sobre o estado de saúde do petista. A declaração foi dada na entrada do , em São Paulo.

“O procedimento foi [feito] com sucesso, acabou”, disse. “O presidente está acordado e falando. […] Ele vai agora para o mesmo leito que ele estava na UTI. [O procedimento] é feito numa sala de cateterismo.”

O presidente foi submetido a um procedimento endovascular, conhecido como embolização da artéria meníngea média.

As artérias meníngeas são responsáveis por irrigar as meninges, membranas que revestem o sistema nervoso central. O procedimento é frequentemente utilizado no tratamento de hematomas subdurais crônicos, formados pelo acúmulo de sangue entre o cérebro e o crânio.

O procedimento consiste em bloquear o fluxo sanguíneo na área afetada. Um cateter é inserido para injetar material que obstrui a artéria, o que previne futuros sangramentos e reduz os riscos para o presidente.

Roberto Kalil é cardiologista de Lula e de outras personalidades | Foto: Ricardo Stuckert/PR
Roberto Kalil É Cardiologista De Lula E De Outras Personalidades | Foto: Ricardo Stuckert/Pr

Segundo Kalil, a medida não vai atrasar a previsão de alta de Lula, pois já estava previsto como parte de sua “programação terapêutica”.

Lula continua internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do de São Paulo, sob cuidados intensivos, depois de realizar procedimentos médicos programados.

O boletim ainda informa que o presidente apresentou um quadro estável, sem intercorrências durante o dia. Como parte de sua rotina durante a internação, Lula realiza fisioterapia, caminha e recebe visitas de familiares.

O presidente Lula apresentou fortes dores de cabeça na noite desta segunda-feira, 9. Depois de ser atendido no Hospital Sírio-Libanês em Brasília, foi transferido para a unidade de São Paulo, onde passou por uma craniotomia para drenagem de um hematoma.

Lula começou a se sentir mal à tarde, quando relatou dor de cabeça e sonolência durante reuniões com ministros. Seu último compromisso oficial foi com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Embora planejasse realizar exames apenas na manhã de terça-feira 10, as dores anteciparam a ida do petista ao hospital. A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, acompanhou o presidente em todos os momentos.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.