O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, neste sábado, 25, que adiou a viagem que faria à China neste fim de semana. A nova data para a ida do petista à Ásia está em negociação entre as autoridades chinesas e as brasileiras. Ainda não há um dia definido.
De acordo com comunicado enviado pela Secretaria de Comunicação do Palácio do Planalto à imprensa, o adiamento da viagem foi motivado por orientação médica.
Em função de orientação médica o presidente Luiz Inácio Lula da Silva resolveu adiar sua viagem à China. O adiamento já foi comunicado para as autoridades chinesas com a reiteração do desejo de marcar a visita em nova data.https://t.co/YE67A9Cn9n
— Governo do Brasil (@govbr) March 25, 2023
Pneumonia leve
Na sexta-feira 24, o governo federal comunicou que Lula foi diagnosticado com uma pneumonia leve. “O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, está no Alvorada, após exames no Hospital Sírio-Libanês ontem à noite”, informou.
O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva está no Alvorada após exames no hospital Sírio Libanês ontem a noite. O presidente está com pneumonia leve e irá, por conta disso, adiar para domingo o início da sua viagem para a China. #EquipeLula
— Lula (@LulaOficial) March 24, 2023
Lula cancelou a agenda oficial programada para sexta-feira, que previa uma reunião com ministros. Agora, o petista descansa no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência.
Em novembro do ano passado, o presidente passou por um procedimento médico para a retirada de uma leucoplasia (lesão na garganta), que havia sido diagnosticada dias antes.
Leia a íntegra da nota da SECOM
“Em função [sic] de orientação médica, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva resolveu adiar sua viagem à China. O adiamento já foi comunicado para as autoridades chinesas, com a reiteração do desejo de marcar a visita em nova data.
Nota médica abaixo:
‘O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu entrada no Hospital Sirio-Libanês — Unidade Brasília, em 23 de março de 2023, com sintomas gripais. Após avaliação clínica, foi feito diagnóstico de broncopneumonia bacteriana e viral por influenza A, sendo iniciado tratamento.
Após reavaliação no dia de hoje e, apesar da melhora clínica, o serviço médico da Presidência da República recomenda o adiamento da viagem para China até que se encerre o ciclo de transmissão viral.
Dra. Ana Helena Germoglio
Secretaria de imprensa da Presidência da República’.”
Fonte: revistaoeste