O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, gerou polêmica ao chamar os apoiadores de Donald Trump de “lixo”. A declaração ocorreu depois de uma piada do comediante Tony Hinchcliffe em um comício do ex-presidente e candidato republicado à reeleição, no Madison Square Garden, no domingo 27.
Tony teria feito comentários ofensivos sobre Porto Rico, chamando a ilha de “lixo flutuante”, de acordo com informações da imprensa dos EUA. Além disso, ele é acusado de fazer observações depreciativas sobre a população latina. Na terça-feira 29, durante um evento do Voto Latino, Biden criticou a postura do comediante.
Biden afirmou: “Outro dia, um orador em comício [de Trump] chamou Porto Rico de uma ilha flutuante de lixo, mas o único lixo que vejo flutuando por aí são os apoiadores dele”, rebateu o presidente norte-americano. “A demonização dos latinos por parte dele é inconcebível e antiamericana”, completou Biden.
A Casa Branca esclareceu que Biden não pretendia exatamente ofender eleitores de Trump, mas censurar comentários xenofóbicos de Tony no comício.
Ontem, Biden também usou redes sociais para se defender: “Hoje mais cedo, me referi à retórica odiosa sobre Porto Rico, vomitada pelo apoiador de Trump em seu comício no Madison Square Garden — lixo que é a única palavra que consigo pensar para descrevê-la”, escreveu. “Sua demonização dos latinos é inconcebível. Era tudo o que eu queria dizer. Os comentários naquele comício não refletem quem somos como nação.”
Veja a postagem:
Donald Trump respondeu às declarações de Biden, acusando-o, junto da vice-presidente, Kamala Harris, de não ser apto para liderar o país. Trump criticou Biden por chamar seus apoiadores de “lixo” e disse que tal postura demonstra a inadequação de ambos para a liderança dos EUA.
Fonte: revistaoeste