A primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a , disse nesta quarta-feira, 6, que vários ex-presidentes da República não deveriam ter as suas imagens na galeria de fotos do Palácio do Planalto. Janja visitou o espaço no piso térreo do palácio, que foi reaberto depois de quase dois anos. Ele havia sido danificado durante as manifestações de 8 de janeiro.
Janja fez o comentário principalmente quando viu a foto de , que governou o país por 13 dias depois da ruptura política de 1964. Mazzilli era o presidente da Câmara dos Deputados na ocasião. “Do dia 12 [de abril de 1964] ao dia 15, gente, ele não merece estar aqui. Ah, tem vários que não merecem”, criticou Janja, que logo depois deu um riso e colocou uma das mãos em sua boca.
⚠️Janja visitou a Galeria de Presidentes da República recém reinaugurada no Planalto. Ao brincar que Paschoal Ranieri Mazzilli, que foi presidente por 13 dias, em 1964, não merecia estar ali, ela diz que “tem vários que não merecem”. pic.twitter.com/sjYjELBIPb
— Túlio Amâncio (@tulio_amancio) November 6, 2024
Profissionais da imprensa questionaram Janja sobre o resultado das eleições presidenciais dos Estados Unidos, que terminaram com a vitória do republicano Donald Trump. A primeira-dama, contudo, disse que não iria “falar nada”.
A galeria de fotos dos ex-presidentes da República fica no piso térreo da sede do Executivo. O espaço havia sido destruído durante as manifestações de 8 de janeiro de 2023. Os invasores jogaram as estruturas de vidro que revestiam as fotos no chão e rasgaram as imagens.
Desde então, a área do palácio onde ficavam as imagens estava coberta por um tapume. Era possível ver por baixo que a galeria estava praticamente pronta, à espera de inauguração, há alguns meses.
O Planalto também removeu alguns tapumes que cobriam parte da parede da recepção. O governo restaurou a estrutura original, com paredes de mármore. Além das fotos dos ex-presidentes e do atual, Lula, a galeria ganhou uma imagem extra, que mostra o próprio espaço com os danos decorrentes das manifestações de 8 de janeiro.
Fonte: revistaoeste