Grupo do Whatsapp Cuiabá
Política

Governador Rui Costa anuncia criação de nova ‘autoridade federal’ no Rio Grande do Sul

2024 word2

O ministro da , , anunciou, nesta quarta-feira, 14, a criação de uma “autoridade federal” no Rio Grande do Sul (RS).

Conforme disse Costa à GloboNews, a ideia é que, até o fim da crise, esse representante seja uma ponte entre os âmbitos federal e estadual, centralizando ainda o que virá do Poder Executivo.

A formatação do novo cargo está sob os cuidados da Advocacia-Geral da União, mas ainda sem muitos detalhes. Sabe-se, contudo, que essa figura vai atuar como um gestor de projetos de e investimentos voltados à reconstrução do RS.

Segundo Costa, o presidente Lula vai divulgar o nome amanhã, na quarta-feira 15.

Rodovias interditadas no Rio Grande do Sul
Rodovias De Cidades Cobertas Pelas Águas No Rio Grande Do Sul | Foto: Ricardo Stuckert/Pr

De acordo com os dados mais recentes, há 148 mortes, em virtude das fortes chuvas.

As equipes de resgate ainda procuram 124 pessoas. São 76.884 moradores do Estado em abrigos e 538.545 desalojados. A tragédia já afetou 446 dos 497 municípios gaúchos.

Uma frente fria que chega hoje a regiões do Brasil deve enfraquecer o bloqueio atmosférico que tem atuado no país desde o fim de abril.

A massa de ar frio aliviou o calorão no Centro-Oeste e do Sudeste e fez com que as chuvas diminuíssem no RS. No entanto, essa frente fria ainda não consegue quebrar o bloqueio.

Segundo informações do site Climatempo, o bloqueio atmosférico mantém as chuvas estacionadas no Sul e impede o avanço de frentes frias, deixando o tempo instável no RS.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.