De acordo com dados do , o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) será o partido com o maior número de eleitores sob sua administração, totalizando 27,9 milhões de eleitores em 864 cidades. Um levantamento do portal Poder360 faz um comparativo entre os partidos e o número de apoiadores conquistados nas eleições.
O resultado foi fortemente influenciado pela , que desempenhou um papel crucial para consolidar a liderança do partido.
Praticamente empatado com o MDB, o Partido Social Democrático (PSD) também alcançou uma expressiva marca, governando 27,7 milhões de eleitores. Essa proximidade entre os dois partidos indica um cenário político competitivo nas eleições municipais.
O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), por outro lado, experimentou uma queda significativa, descendo para a nona posição em termos de eleitores governados, que agora somam 6,3 milhões.
Em contraste, o Partido dos Trabalhadores (PT) conseguiu expandir sua base de eleitores administrados, atingindo 7,6 milhões. O Republicanos foi outro destaque das eleições, com um crescimento expressivo no número de eleitores sob sua administração, que agora chega a 10,6 milhões.
Por outro lado, o União Brasil enfrentará uma redução no número de eleitores governados, totalizando 16,9 milhões. Essa queda representa um desafio para o partido, que terá de reavaliar suas estratégias para recuperar terreno nas próximas eleições.
Nas eleições de 2024, 12 parlamentares foram eleitos para prefeituras em todo o Brasil, incluindo 11 deputados e um senador. Os cargos de dez deles no vão ser assumidos por suplentes. Os dados são referentes aos dois turnos do pleito municipal.
- Alberto Mourão (MDB) – Praia Grande (SP) – em exercício;
- Carmen Zanotto (Cidadania) – Lages (SC) – em exercício;
- Dr. Benjamim (União) – Açailândia (MA) – suplente em exercício;
- Gerlen Diniz (PP) – Sena Madureira (AC) – em exercício;
- Hélio Leite (União) – Castanhal (PA) – suplente em exercício;
- Washington Quaquá (PT) – Maricá (RJ) – em exercício.
- Abilio Brunini (PL) – Cuiabá (MT) – em exercício;
- Márcio Correa (PL) – Anápolis (GO) – fora de exercício;
- Naumi Amorim (PSD) – Caucaia (CE)- fora de exercício;
- Paulinho Freire (União) – Natal (RN) – em exercício;
- Ricardo Silva (PSD) – Ribeirão Preto (SP) – em exercício.
Ao todo, 82 deputados se candidataram nas eleições de 2024 – 73 a prefeito, dois a vice-prefeito e sete a vereador.
Fonte: revistaoeste