Os dois políticos que disputam o segundo turno pelo comando da Prefeitura de Diadema (SP) estão em condição de empate técnico. É o que mostra o Paraná Pesquisas. O instituto divulgou levantamento de intenções de voto na manhã desta segunda-feira, 14.
Conforme o material, (MDB) tem 45,6%. Prefeito e candidato à reeleição, (PT) registra 43,4%.
O empate técnico ocorre em razão da margem de erro, que é de 3,8 pontos porcentuais para mais ou para menos. Dessa forma, a pontuação de Yamauchi poderia ir de 41,8% a 49,4%. Enquanto isso, Filippi poderia ir de 39,6% a 47,2%.
Ao todo, quatro políticos se candidataram a prefeito de Diadema neste ano. O emedebista avançou para a parte final da disputa ao contabilizar 47,39% dos votos válidos no primeiro turno. O petista teve 45,09%.
Márcio da Farmácia (Podemos) e Gesiel Duarte (Republicanos) foram os outros dois candidatos. Com 6,09% e 1,43% dos votos válidos, respectivamente, eles ficaram de fora do segundo turno.
Parte da Região Metropolitana de São Paulo, Diadema integra a sub-região conhecida como . De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o município tem aproximadamente 394 mil habitantes. Conforme a Justiça Eleitoral, a cidade conta com 340 mil eleitores.
Colaboradores do Paraná Pesquisas entrevistaram 710 eleitores em potencial em Diadema. Esse trabalho ocorreu de 10 a 13 de outubro.
Fora a já mencionada margem de erro de 3,8 pontos porcentuais, o material conta com grau de confiança de 95%.
De acordo com o instituto, o levantamento conta com registro no . Dessa forma, o código SP-00949/2024 funciona como protocolo de acompanhamento.
Fonte: revistaoeste