Sophia @princesinhamt
Política

Deputado propõe ‘Lei Datena’ após polêmica com cadeirada em Pablo Marçal

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Um dia depois de o candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo José Luiz Datena (PSDB) agredir Pablo Marçal (PRTB) com uma cadeirada, o apresentou projeto de lei para tipificar a lesão corporal contra candidato a cargo eletivo.

Conforme o parlamentar, a proposta endurece a para o crime de lesão corporal. O projeto prevê pena de um a quatro anos de prisão, além de cancelamento do registro de candidatura ou cassação de diploma em caso de outorga por parte da Justiça Eleitoral.

Deputado Ubiratan Sanderson (PL-RS) | Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados
Deputado Ubiratan Sanderson (Pl-Rs): ‘É Preciso Repreender Esse Tipo De Conduta’ | Foto: Divulgação/Câmara Dos Deputados

Sanderson fez a proposta na Câmara na segunda-feira 16. Na véspera, Datena acertou uma cadeira em Marçal. O tucano foi expulso do debate na TV Cultura. O influenciador deixou o evento rumo ao Hospital Sí-Libanes. Um boletim médico apontou lesões no tórax e no punho. 

Ao justificar a proposta, Sanderson disse que ele e a população ficaram preocupados com o que se viu no debate. “Foi com preocupação que a população brasileira assistiu à agressão física desferida pelo candidato José Luiz Datena”, observou.

Pablo Marçal depois de ser atendido no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo: lesões no tórax e no punho | Foto: Reprodução/Instagran
Pablo Marçal depois de ser atendido no Hospital -Libanês, em São Paulo: lesões no tórax e no punho | Foto: Reprodução/Instagram

Conforme o deputado, o incidente demonstra a necessidade de aperfeiçoamento da lei. Sanderson argumenta que a medida visa a “não só repreender esse tipo de conduta, como também a evitar que essa prática continue ocorrendo no cenário político-eleitoral”. 

O debate, afirmou Sanderson, desempenha um importante papel na decisão do eleitor. “É por meio dos debates que os candidatos podem expressar, com clareza, seus planos de governo e suas propostas, de modo a confrontá-las com as de seus adversários”, disse.

O parlamentar acrescentou que a sua proposta merece “urgência e relevância”. Segundo ele, o objetivo é manter o decoro dos debates e evitar qualquer tipo de agressão contra candidatos.

: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.