Sophia @princesinhamt
Política

Com caos na Saúde, interventor vai priorizar pagamento de salários dos servidores

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O interventor da Saúde de Cuiabá, procurador Hugo Felipe Lima e seu grupo de trabalho decidiram priorizar o pagamento da folha de pessoal com os recursos que aportarem no caixa da Secretaria de Saúde e da Empresa Cuiabana de Saúde Pública. Documento divulgado aponta um caos na Pasta do município, que não tem dinheiro nem para honrar as dívidas mais urgentes.

“A situação da saúde de Cuiabá é de evidente colapso financeiro, tendo em vista a existência de dívidas sem o respectivo recurso financeiro para pagamento. O estouro apurado até o momento supera 350 milhões de reais, não havendo dinheiro em caixa para honrar sequer as dívidas mais urgentes da saúde”, aponta trecho do documento.

Em virtude desta condição, o interventor decidiu que priorizará o pagamento da folha de pessoal com os recursos que aportarem no caixa da Secretaria de Saúde e da Empresa Cuiabana de Saúde Pública, até que se tenha uma clara definição sobre o fluxo de repasses a serem realizados pela Prefeitura de Cuiabá.

“O que mais preocupa o interventor é que parcela relevante dos recursos da saúde depende de repasses da Secretaria de Fazenda do Município, sendo do Secretário de Fazenda e do Prefeito a decisão de transferir os respectivos recursos”, diz outro trecho do documento.

A equipe apontou que, na atenção básica, há falta de 31 (trinta e um) médicos de saúde da família. Considerando que cada equipe de saúde da família é responsável pelo cuidado de, em média, 4.500 pessoas, pode-se afirmar que possuímos 139.500 cidadãos cuiabanos desassistidos.

Os dados obtidos pelo grupo de trabalhos serão encaminhados para os órgãos do poder Judiciário e Ministério Público (MPMT) para que as medidas sejam tomadas.

Fonte: esportesenoticias

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.