A Câmara de Cuiabá aprovou nesta terça-feira (12) em segunda votação o projeto de lei 20144/2024 que considera o som automotivo como patrimônio histórico e cultural. O PL determina que as competições sejam realizadas em arena automotiva, distante dos bairros centras. A proposta obteve 15 votos favoráveis e segue para sanção do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB).
“Só o fato de tirar esse som de locais públicos, bem na área central de Cuiabá e levar para um espaço mais distante, só aí, já merece a aprovação pois deixa o som para quem ouvir som alto, não ficando próximo de residência onde tem pessoas, às vezes, acamada, crianças e também animais pets”, falou Rogério Varanda (MDB) em sua justificativa de voto.
O autor do projeto, Dídimo Vovô (PSB), afirmou que a intenção é colocar “ordem”. No PL fica estabelecido que os eventos da modalidade serão inclusos ao calendário oficial da cidade e poderão receber patrocínio de órgãos públicos.
“O que o vereador Dídimo quer é colocar ordem naquilo que está desordenado no município de Cuiabá”, disse.
No texto-base Dídimo destaca que a ‘Associação de Som Automotivo de Cuiabá’, ONG que representa os adeptos foi declarada de utilidade pública pelos serviços prestados.
“Importante ainda mencionar que, a Associação acima citada, possui como um de seus principais valores a atuação SOCIAL, demonstrando que o Som Automotivo é muito mais de que se imagina, é um movimento cultural celebrado por pessoas de bem com consciência social e que se juntam para ouvir suas batidas e fazer o bem”, menciona o vereador em trecho do projeto.
Fonte: hnt