A sargento da Polícia Militar, Miriã Bortolini Biazi, está em tratamento de saúde e precisa encontrar um doador compatível de medula óssea. A campanha foi divulgada nas redes sociais da corporação e faz um apelo direto à população.
Para se cadastrar como doador é preciso ter entre 18 e 34 anos e 11 meses, estar em bom estado de saúde e apresentar documento oficial com foto e número do Cartão SUS.
O primeiro passo é comparecer ao hemocentro para realizar o cadastro e coletar uma pequena amostra de sangue, que será analisada para verificar compatibilidade genética.
Em Cuiabá, o atendimento é feito no MT-Hemocentro, na Rua 13 de Junho, nº 1.055, Centro Sul, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30.
A doação de medula ainda gera dúvidas e até receio, mas o procedimento é seguro e não envolve a coluna vertebral. A coleta pode ser feita por aférese, quando o doador recebe medicação para estimular a produção de células e a retirada ocorre por uma máquina, ou por punção no osso do quadril, em ambiente cirúrgico e com anestesia.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (65) 98433-0624.
Fonte: primeirapagina






