A Polícia Civil de Mato Grosso realizou nesta terça-feira (9) a Operação Reditus, que resultou no cumprimento de nove mandados contra uma associação criminosa atuante no tráfico de drogas em Cuiabá e municípios vizinhos. A ação é continuidade das investigações da Operação Maximus – Fase 2, que já havia revelado parte da atuação do grupo.
Durante a operação, foram cumpridos quatro mandados de prisão preventiva e cinco de busca em residências localizadas nos bairros Três Barras, Altos da Serra II, Residencial Jamil Boutros Nadaf, Jardim Leblon e Ilza Terezinha, todos em Cuiabá. As ordens foram expedidas pelo Núcleo de Justiça 4.0 do Juiz das Garantias da Comarca da Capital.
As investigações comprovaram que o grupo possuía uma estrutura estável e hierarquizada, com funções bem definidas para aquisição, armazenamento, distribuição e comercialização de entorpecentes. Também foi identificado que alguns integrantes negociavam armas de fogo, ampliando o grau de periculosidade das ações.
O material levantado aponta ainda o uso de códigos e transações via PIX para facilitar a compra e venda de drogas. Além do tráfico e da associação criminosa, os suspeitos se utilizavam de movimentações financeiras compatíveis com atividades ilícitas.
Segundo o delegado Wilson Cibulsky Júnior, titular da Denarc, a operação busca interromper o ciclo criminoso, retirar reincidentes de circulação e ampliar a coleta de provas para reforçar o processo judicial. Já o delegado Marcelo Miranda Muniz destacou que a ação reforça o trabalho técnico e de inteligência no combate ao tráfico.
O nome da operação, Reditus, faz referência à retomada das linhas investigativas abertas na Operação Maximus, além de simbolizar, em latim, o ciclo de repetição que marca a conduta dos investigados, reincidentes em crimes ligados ao tráfico de drogas e atividades correlatas.
Fonte: cenariomt