MATO GROSSO

Pivetta alerta para o recrutamento de jovens por facções em escolas: a importância da educação na prevenção

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá
O vice-governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta (Republicanos), afirmou, em entrevista na última semana, temer o avanço de facções criminosas entre os jovens, principalmente no ambiente escolar.  A declaração ocorre após registros de casos em escolas estaduais , incluindo adolescentes aplicando “salves” contra colegas, e alunos fazendo sinais que aludem a facções em eventos com autoridades, como o ministro e presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso e o governador Mauro Mendes (UNIÃO).

De acordo com Pivetta, a atuação de organizações criminosas nas escolas “preocupa muito” o estado. Ele reforçou que as facções “são inimigas do Estado” e destacou que o programa Tolerância Zero tem incrementado ações de repressão ao crime, com foco no crime organizado.
O vice-governador admitiu, contudo, que a expansão do chamado “Estado Paralelo” é um fenômeno generalizado no país. “Na ausência do Estado Oficial, o Estado Paralelo cresce. E nós, a partir do governo Mauro Mendes, estamos investindo forte na segurança, melhorando a polícia com equipamentos, motivando a nossa tropa, investigando e resolvendo”, afirmou.
“Nós não vamos permitir que esse estado de coisas cresça. Nós vamos combater”, disse, citando como parte da estratégia investimento em educação como medida essencial de longo prazo. “A educação eu cito como o principal segmento que o Estado precisa cuidar para formar nossos jovens para o trabalho, para ter renda, para não serem recrutados pelo crime organizado”.
Questionado se o estado está perdendo a guerra contra o crime organizado, o vice-governador respondeu negativamente, mas reconheceu o clima de apreensão.
“Não, mas o sentimento é de preocupação. Mas também é um sentimento de confiança no futuro, de fé, especialmente nas nossas forças policiais e na nossa capacidade de investir para o Estado impor a lei e a ordem”.

 

 

Fonte: Olhar Direto

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.