O governador Otaviano Pivetta (Republicanos) subiu o tom contra o Ibama e contra o governo federal ao defender o modelo estadual de licenciamento que permitiu a implantação da primeira ferrovia estadual do país, em Mato Grosso. Durante coletiva, Pivetta afirmou que a obra só avançou porque ficou sob responsabilidade do Estado e citou a demora na liberação da MT-251, estrada que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães, como exemplo do que classificou como entrave federal.
“Só saiu porque é estadual. Só saiu porque foi a Sema que licenciou, porque, se fosse o Ibama, olha a estrada da Chapada. Nós estamos há três anos esperando licença do Ibama para a estrada de Chapada. É um crime o que o governo federal faz contra Mato Grosso. É impossível aguentar. É um desaforo”, declarou o governador.
A declaração foi dada durante a inauguração do primeiro trecho da ferrovia estadual, considerado pelo governador um marco histórico para Mato Grosso. Segundo Pivetta, o modal ferroviário representa redução de custos logísticos, melhora na segurança das rodovias, diminuição do fluxo de caminhões nas estradas e menor emissão de poluentes.
Ao defender o licenciamento estadual, Pivetta afirmou que Mato Grosso conseguiu criar um modelo mais eficiente para viabilizar a obra. Segundo ele, caso a ferrovia dependesse de autorizações federais, o empreendimento poderia não ter saído do papel. “O que o Estado de Mato Grosso fez foi criar o mecanismo, inteligentemente. Nós criamos a ferrovia estadual porque, se fosse federal e dependesse do Ibama, você sabe que não sairia”, disse.
O governador voltou a citar a MT-251 ao reforçar as críticas ao órgão ambiental federal. A rodovia é uma das principais ligações entre a Capital e Chapada dos Guimarães e tem sido alvo de cobranças por melhorias, especialmente em razão dos riscos registrados em trechos da pista, na região do Portão do Inferno. O governo chegou a anunciar a obra de retaludamento, mas acabou mudando o projeto para túnel e agora ainda não conseguiu avançar no processo licitatório.
“Eu repito: a nossa estrada, a MT-251, que vai a Chapada, está há três anos esperando a licença do Ibama para ser feita. O Ibama, se puder proibir, impedir, vai impedir sem titubear. Nós não conseguimos nem falar com o pessoal do Ibama. Parece que não existe servidor do Ibama no Brasil”, criticou.
Fonte: leiagora





