O clima de Carnaval chegou ao Centro de Reabilitação e Despetrolização (CRD) do Instituto Albatroz, na lagoa de Araruama, em Cabo Frio, no Rio de Janeiro. Três pinguins-de-Magalhães em reabilitação no espaço estão em processo de troca de plumagem: o trio Pirata, Cenourinha e Lilica ganharam um quê de fantasia carnavalesca com as penas de diferentes cores e formatos.
De acordo com a médica veterinária e responsável técnica da instituição, Daphne Goldberg, a primeira muda acontece com os animais novos. “As aves trocam a plumagem juvenil, com padrão acinzentado, por uma plumagem característica de adultos, com as cores preto e branco bem definidas”, comenta.

A muda, porém, não acontece somente na transição da fase juvenil para a adulta. “Ela acontece todos os anos. Em vida livre, as penas de um pinguim são essenciais para mantê-los aquecidos e secos nas águas geladas do oceano”, explica a veterinária.

Sobre o resgate dos pinguins
O Instituto Albatroz executa o Projeto de Monitoramento de Praias (PMP) da Petrobras em Cabo Frio, Búzios e parte de Arraial do Cabo, o que soma 25 praias em 54 quilômetros de litoral. O monitoramento da fauna marinha é feito diariamente a pé e com o uso de quadriciclos por técnicos e monitores, que resgatam os animais e os transportam até o Centro de Reabilitação e Despetrolização para se recuperarem e serem soltos novamente.
O Centro de Visitação e Educação Ambiental Marinha do Projeto Albatroz está localizado em frente a Lagoa de Araruama, na cidade de Cabo Frio (RJ); saiba mais.
Fonte: viagemeturismo