Picape chinesa ‘Fiat Titano’ roda 1.000 km e antecipa a Ram Dakota
A Fiat Titano e a futura Ram Dakota nasceram de uma picape chinesa. Sua nova versão elétrica já roda mais de 1.000 km. Conheça!
A Fiat Titano e a futura RAM Dakota compartilham um segredo: ambas nasceram de uma moderna picape chinesa. E a versão original deste veículo acaba de ganhar uma tecnologia incrível que a faz rodar mais de 1.000 quilômetros com um tanque. Acompanhe o Garagem360 e veja mais detalhes!
Picape chinesa que originou a Fiat Titano e a Ram Dakota
Muitos motoristas não sabem, mas a base para a picape média da Fiat, que não tem tido vendas expressivas, é a Changan Hunter.

Agora, essa picape chinesa acaba de ser lançada no Uruguai em uma configuração muito mais avançada do que a vendida aqui com o logo da Fiat.
O modelo uruguaio conta com uma motorização elétrica com extensor de autonomia, uma tecnologia de ponta que ainda é rara no mercado brasileiro. Essa novidade mostra o potencial que os projetos da Fiat e da Ram podem alcançar no futuro.
Como funciona a tecnologia que faz a picape rodar 1.000 km?
A princípio, o sistema, chamado de REEV (Veículo Elétrico de Autonomia Estendida), é inteligente e diferente de um híbrido comum.

Ele foi projetado para garantir máxima eficiência e eliminar a preocupação com o alcance da bateria. Veja entender como ele funciona:
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Motor a gasolina é um gerador: um motor 2.0 turbo de 190 cv não move as rodas. Sua única função é gerar eletricidade para a bateria, funcionando como um gerador de energia a bordo.
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Tração 100% elétrica: quem realmente impulsiona a picape são os motores elétricos. A versão 4×2 tem um motor traseiro de 174 cv, enquanto a 4×4 usa dois motores (um em cada eixo) que somam 268 cv de potência.
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Autonomia gigante: com uma bateria de 31,18 kWh, a Changan Hunter pode rodar 131 km usando apenas eletricidade. Quando o gerador a gasolina entra em ação, a autonomia total chega a impressionantes 1.031 km.
Futura Ram Dakota será a versão de luxo
Enquanto a Fiat Titano foca no custo-benefício e no trabalho, a futura Ram Dakota usará a mesma plataforma chinesa para criar um modelo mais luxuoso e tecnológico. A estratégia é clara: se distanciar da “irmã” da Fiat com mais requinte.

O interior da Dakota será o grande destaque, com acabamento de alta qualidade e um painel impressionante.
Assim, é esperado que ela traga uma tela única de 24,6 polegadas, que une o painel de instrumentos e a central multimídia, um item já presente na Changan Hunter vendida no Uruguai. A chegada da Dakota ao Brasil está prevista para o primeiro semestre de 2026.
A tecnologia REEV já foi confirmada pela Stellantis para outros carros no Brasil, como o Leapmotor C10. Resta saber se a Titano ou a futura Dakota terão a chance de usar esse sistema para brigar de frente com as picapes eletrificadas que estão chegando ao mercado.
E você, gostaria de ver a Titano ou a Dakota com essa tecnologia no Brasil? Deixe sua opinião nos comentários!
Escrito por
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.
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Fonte: garagem360