A Procuradoria-Geral da RepĂșblica (PGR) entrou com recurso no Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar reverter uma decisĂŁo do ministro . A informação Ă© do jornal O Estado de S. Paulo. O magistrado Ă© responsĂĄvel por derrubar todos os processos e investigaçÔes contra o ex-ministro AntĂŽnio Palocci na Operação Lava Jato.Â
Palocci integrou os governos petistas de Luiz InĂĄcio Lula da Silva e Dilma Rousseff. O pede a Toffolli que ou envie o processo para julgamento no plenĂĄrio do STF. Gonet afirma que Palocci busca escapar da âresponsabilidade penal sem amparo em fundamento jurĂdico idĂŽneoâ.
âA vinculação de AntĂŽnio Palocci Filho Ă Operação Lava Jato aparenta ter ocorrido de forma legĂtima, sustentada em elementos concretos que emergiram no curso natural das apuraçÔes e com esteio em provas subsistentes atĂ© o atual momentoâ, diz o recurso.
O procurador-geral da RepĂșblica tambĂ©m defende que as provas contra o ex-ministro tiveram origem âa partir de mĂșltiplas fontes e em diferentes instĂąnciasâ. Acrescenta, do mesmo modo, que seus argumentos nĂŁo encontram âsuporte probatĂłrio, configurando mero inconformismo com o regular prosseguimento da persecução penalâ.
âO pleito formulado nĂŁo se sustenta em vĂcios processuais concretos ou na ausĂȘncia de justa causaâ, argumenta o chefe da PGR. âMas na pretensĂŁo de se desvincular de um acervo probatĂłrio autĂŽnomo, vĂĄlido e robusto, cuja existĂȘncia, em parte, foi por ele prĂłprio reconhecida em sua colaboração premiada.â
Fonte: revistaoeste