Economia

Petrobras reduz preço do gás em 14% para distribuidoras: Confira!

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A Petrobras anunciou que os preços da molécula de gás natural terão uma redução média de 14% a partir da próxima sexta-feira (1º), com base na atualização trimestral dos contratos firmados com distribuidoras.

Segundo a estatal, os contratos preveem ajustes a cada trimestre, com base na cotação internacional do petróleo Brent e na variação cambial. No período recente, o Brent teve queda de 11% e o real valorizou 3,2% frente ao dólar, influenciando diretamente na nova tarifa.

A Petrobras destacou que os percentuais de redução podem variar conforme o tipo de contrato firmado com cada distribuidora. A empresa ainda ressaltou que os mecanismos criados em 2024, como prêmios por performance e incentivos à demanda, podem ampliar ainda mais a queda no valor da molécula de gás.

Desde dezembro de 2022, a molécula acumula uma queda média de 32% no valor. Com a aplicação integral dos prêmios, essa redução pode ultrapassar os 33%.

A estatal alertou que o valor final ao consumidor depende de outros fatores, como custo de transporte, margens das distribuidoras e tributos federais e estaduais. No caso do GNV, o preço também é influenciado pelos postos de revenda.

Impacto no Rio de Janeiro

No estado do Rio de Janeiro, a Naturgy anunciou que cerca de 1 milhão de clientes serão beneficiados pela queda nas tarifas a partir de 1º de agosto, incluindo consumidores residenciais, comerciais, industriais e usuários de GNV.

Na região metropolitana, o recuo será de 1,39% para o segmento residencial, 1,45% para o comercial, 3,73% para postos de GNV e 3,47% para as indústrias. Já no interior do estado, os percentuais chegam a 3,50% para residências, 4,07% para comércios, 7,27% para GNV e 5,56% para o setor industrial.

GNV como alternativa econômica

De acordo com a Naturgy, o Rio lidera em número de veículos convertidos para GNV, com aproximadamente 1,7 milhão, e mais de 700 postos em operação.

O combustível representa economia de até 50% em relação à gasolina e etanol, além de conceder desconto de 62,5% no IPVA para quem o utiliza.

Um carro popular percorre, em média, 14 km com 1 m³ de GNV, enquanto faz 10 km com 1 litro de gasolina e 7 km com etanol. Além da economia, o GNV é uma opção mais sustentável, com emissão de 25% menos dióxido de carbono que os combustíveis líquidos.

Fonte: cenariomt

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.