Diante da proposta do ex-deputado federal e ex-presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) José Genoino em , a militância se fez presente. Neste fim de semana, petistas têm usado as redes sociais para propagar mensagens antissemitas.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Um dos casos é Breno Altman. Jornalista que comanda o Opera Mundi, site que é parceiro editorial do portal UOL, ele saiu em defesa de Genoino. Para ele, a ideia defendida pelo petista deveria ser acatada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
“Total apoio à posição de José Genoino”, afirmou Altman, em postagem em seu perfil no Twitter/X. Nesse sentido, o parceiro do UOL reforça que o ex-presidente do PT também defendeu o fim das relações diplomáticas e comerciais do Brasil com Israel.
Total apoio à posição de José Genoíno, histórico militante de esquerda e ex-presidente nacional do @ptbrasil, que propôs, além da ruptura de relações com Israel, boicote às empresas cujos donos, apoiadores do Estado de Israel, assinaram manifesto contra o presidente @LulaOficial.
— Breno Altman (@brealt) January 21, 2024
Essa não é a primeira vez desde o ataque terrorista promovido pelo Hamas contra Israel, , que Altman surge com mensagens antissemitas. Pelas redes sociais, ele já comparou o povo judeu a “ratos”. Por causa disso, já foi para a exclusão do ambiente on-line desse tipo de conteúdo.
O que também não vem de agora é a relação próxima do jornalista com lideranças petistas. Agora, ele saiu publicamente em apoio a Genoino. Ministro-chefe da Casa Civil no início do primeiro governo Lula, ex-deputado federal e também ex-presidente do PT, José Dirceu se entregou à Superintendência da Polícia Federal em São Paulo em novembro de 2013, depois de ser condenado pelo mensalão. Na ocasião, Dirceu tinha a companhia de Altman.


O economista Alexandre Schwartsman aproveitou a postura de Altman para ironizar a situação. Isso porque ele destacou ser favorável ao boicote às empresas de judeus — ao menos em um caso.
“Totalmente a favor do boicote a empresas de judeus”, afirmou Schwartsman, antes de fazer a seguinte sugestão: “Poderíamos começar pelo Opera Mundi”. O site pertence a Altman, jornalista que, apesar de pregar o fim de Israel como país independente e comparar o povo judaico a “ratos”, se apresenta como judeu.
Totalmente a favor do boicote a empresas de judeus. Poderíamos começar pelo Opera Mundi.
Aproveitando, para todo mundo saber quais empresas pertencem a judeus, sugiro pintar uma estrela de David amarela. Se quiser quebrar as vidraças, está valendo. https://t.co/GE27QGb4EY
— AlexandreSchwartsman (@AlexSchwartsman) January 21, 2024
Na postagem de Altman, outros militantes de esquerda saíram em defesa do boicote proposto pelo ex-presidente do PT contra empresas de judeus.
Ao participar de uma transmissão on-line do site de esquerda Diário do Centro do Mundo, Genoino se irritou com manifesto assinado por empresários que se posicionaram contra o apoio oficial por parte do governo Lula à África do Sul, que acusa Israel de cometer “genocídio” na guerra contra o grupo terrorista Hamas na Faixa de Gaza. Como resposta, o ex-presidente do PT externou a ideia de, então, começar um boicote contra empresas de judeus.
José Genoíno, ex-presidiário e ex-presidente do PT, defende boicote a empresas de judeus. Em outro tempo, isso se chamaria nazismo.pic.twitter.com/Q1IaDoXYhp
— Silvio Navarro (@silvionavarro) January 21, 2024
Em nota, a lembrou Genoino e toda militância petista: “O antissemitismo é crime no Brasil”.
Leia também: “O veneno antissemita”, artigo de J. R. Guzzo publicado na Edição 187 da Revista Oeste
Fonte: revistaoeste