Turismo

Pesquisa revela que 68% dos britânicos desejam presenciar a arara-azul no Pantanal

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O Pantanal de Mato Grosso está no radar dos britânicos que sonham com uma imersão na natureza brasileira. Segundo dados da Embratur, divulgadas no Global BirdFair 2025, que se encerra neste domingo (13), 68% dos ingleses demonstram interesse em visitar o Brasil, e o avistamento da arara-azul na planície pantaneira está entre as experiências mais citadas por esse público.

De olho nesse potencial, Mato Grosso enviou representantes à maior feira internacional dedicada à observação de aves e conservação ambiental, realizada em Rutland, no Reino Unido. Cerca de 15 mil visitantes e aproximadamente 245 expositores de diversos países estiveram no evento.

A participação mato-grossense ocorre dentro do estande oficial do Brasil, organizado pela Embratur, ao lado de destinos como Mato Grosso do Sul e Ilhabela (SP).

Natureza como estratégia

De acordo com Júlia Assis, superintendente de Política e Promoção do Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), a presença do estado no evento é estratégica:

“Nossa missão é promover o potencial único do estado como destino de natureza, com foco na observação de aves. Mato Grosso é o único estado brasileiro que abriga três biomas de importância mundial — Pantanal, Amazônia e Cerrado — todos ricos em biodiversidade”, comentou ela.

O objetivo é posicionar Mato Grosso como um destino imersivo e sustentável para o turismo de natureza. Representando o norte do estado, a empreendedora e conservacionista Vitória da Riva, fundadora da Fundação Ecológica Cristalino e do Cristalino Lodge, destaca a relevância da região de Alta Floresta.

“Só no Cristalino temos 12 mil hectares preservados, e das 80 espécies de aves endêmicas da Amazônia, 25 podem ser avistadas ali. Isso é valioso para o turismo e a conservação”, diz.

Ela defende a união entre os três biomas do estado como diferencial competitivo: “Precisamos enaltecer essa diversidade incrível e promover Mato Grosso como um destino completo, que oferece experiências para todos os tipos de observadores e pesquisadores”.

Mais voos, mais turistas

A alta no interesse britânico coincide com o crescimento da conectividade aérea entre os dois países. Atualmente, o Brasil conta com três rotas diretas entre Londres e cidades brasileiras, com 24 voos semanais e mais de 8 mil assentos disponíveis.

O Reino Unido já ocupa o 10º lugar no ranking de turistas internacionais que visitam o Brasil, com aumento de 20% no primeiro semestre de 2025. A expectativa da Embratur é aproveitar o momento para fortalecer a imagem do Brasil — e de Mato Grosso — como destinos preferenciais no turismo sustentável e de vida selvagem.

Fonte: primeirapagina

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.