Uma pesquisa realizada pelo Serviço de Apoio Ă s Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso (Sebrae-MT) aponta que 69% dos mato-grossenses planejam aproveitar os descontos durante a âBlack Fridayâ, promovida na Ășltima semana de novembro. A expectativa Ă© que perĂodo movimente R$ 1,6 bilhĂ”es em todo o comĂ©rcio. O montante representa um crescimento de 212% em comparação a 2023.
O gestor estadual de Varejo e Mercado Digital do Sebrae-MT, Leandro Gonçalves, ressalta que neste ano, houve 19% de aumento de intenção de compras em relação ao ano anterior. Por isso este perĂodo Ă© considerado um dos mais importantes para o comĂ©rcio varejista.
âA Black Friday Ă© uma oportunidade estratĂ©gica para os empresĂĄrios, pois atrai novos clientes e Ă© uma oportunidade de liquidar estoques. AlĂ©m de aumentar o volume de transaçÔes em um curto perĂodo, a data fortalece o relacionamento com os consumidores, amplia a visibilidade das marcas e prepara o terreno para vendas em Natal. Ă um momento chave para que as empresas se destaquem em um mercado competitivo, com ofertas atrativas, oferecendo descontos reais. Para atrair esses consumidores, Ă© essencial ofertar produtos de qualidade, alĂ©m de criar uma estratĂ©gia de marketing que combine canais digitais e fĂsicos, promovendo crescimento e fidelizaçãoâ, analisa.
A pesquisa revelou ainda que 42% dos entrevistados dizem que participam da Black Friday por causa dos descontos e promoçÔes, 35% deles, pela necessidade de produtos especĂficos, e outros 23% pela tradição. Os itens mais desejados sĂŁo eletrĂŽnicos, vestuĂĄrio e decoração, seguidos por cuidados pessoais, brinquedos e alimentos. O orçamento mĂ©dio dos consumidores aumentou 23%, com a maioria planejando gastar entre R$ 800 e R$ 1 mil. Enquanto alguns buscam economizar com ofertas menores, outros aproveitam a data para investir em produtos de maior valor.
âPara que os pequenos negĂłcios aproveitem ao mĂĄximo o potencial da Black Friday, Ă© essencial se preparar com antecedĂȘncia, atĂ© porque, a pesquisa indica que 57% dos consumidores planejam suas compras com antecedĂȘncia, e 51% preferem lojas que iniciam os descontos antes da data oficialâ, diz Leandro.
E ele aconselha aos empreendedores focar em trĂȘs pilares importantes para os negĂłcios: âplanejamento, promoçÔes e experiĂȘncia do cliente, alĂ©m disso, invista em atendimento eficiente, tanto no online quanto no presencial, e em polĂticas de troca e sustentabilidade, valorizadas por 43% dos compradores. Fortalecer a presença digital e treinar a equipe serĂŁo diferenciais importantes para se destacar nesse perĂodoâ, recomenda o gestor.
Este ano, 59% dos que nĂŁo compraram na Black Friday anterior pretendem participar, enquanto 79% dos que compraram em 2023 planejam repetir a compra, demonstrando alta fidelidade. Quanto Ă influĂȘncia dos meios de comunicação, a TV lidera com 27%, seguida das redes sociais (26%) e pesquisas online (24%). Descontos percentuais sĂŁo a preferĂȘncia de 50% dos consumidores, enquanto 22% se interessam por promoçÔes do tipo âCompre 1, leve 2â.
A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas telefĂŽnicas entre os dias 19 e 30 de setembro de 2024, abrangendo todo o estado de Mato Grosso. Ao todo, foram entrevistadas 1.035 pessoas, com margem de erro de 5% e nĂvel de confiança de 95%.
Fonte: hnt