Notícias

Pesquisa da UFMT contribui para aprovação de vacina contra dengue pela Anvisa

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2025 word3

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) participou da fase de ensaios clínicos que avaliaram a eficácia e a segurança da vacina contra a dengue, aprovada nesta semana pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O imunizante, desenvolvido pelo Instituto Butantan, é a primeira vacina contra a dengue em dose única, indicada para pessoas entre 12 e 59 anos.

O ensaio clínico em Cuiabá foi viabilizado por um acordo técnico firmado em 2015 entre o Hospital Universitário Júlio Müller e o Instituto Butantan. O estudo foi desenvolvido entre 2016 e 2025 e acompanhou cerca de 1,3 mil voluntários na capital.

Em Cuiabá, a pesquisa foi conduzida sob coordenação do professor Cor Jesus Fernandes Fontes, que destaca que o Brasil e Mato Grosso acumulam, nas últimas duas décadas, alta incidência da doença, com impactos sobre a rede de saúde, afastamentos do trabalho e mortes em grupos mais vulneráveis.

A aprovação da vacina não encerra o trabalho científico e que é fundamental o monitoramento após a implementação na população-alvo.

Segundo ele, pesquisas avaliativas de impacto na transmissão, ocorrência de efeitos colaterais, análise de cobertura vacinal, custo-efetividade e enfrentamento de desafios operacionais serão necessárias, e a UFMT reúne condições para liderar e integrar esses estudos.

Um dos desafios esperados na formulação de uma estratégia de vacinação é a resistência crescente da população em relação às vacinas. 

Fonte: primeirapagina

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.